Skip to main content
pesquisar

Se tem um crédito habitação com taxa variável, numa altura em que os spreads praticados pela maioria dos bancos têm vindo a cair, aproveite e renegoceie ou transfira o seu crédito habitação.

Decerto já reparou que a taxa varável do seu crédito habitação tem duas parcelas. Uma é a Euribor, o indexante cujo prazo pode ser de três, seis ou doze meses. A outra parcela é o spread, que não é mais do que remuneração do banco pelo risco que assume ao lhe emprestar o dinheiro.

Se a taxa de juro final é a soma destas duas partes e a Euribor tem vindo a subir, a boa noticia é que os spreads praticados pelos bancos têm vindo a cair, em parte resultado da concorrência que existe na contratação de crédito habitação. E por isso chegou a altura de usar esta situação a seu favor e baixar o spread do seu crédito.

Existem duas maneiras de o fazer: renegociar o spread no seu banco ou transferir o seu crédito habitação.

Renegociar o spread do seu crédito habitação

Antes de mais tenha em mente que o que pretende é baixar o custo de seu crédito, ou seja, baixar os seus encargos financeiros. Parece redundante o que estamos a dizer, mas não é.

Quando se dirigir ao banco a solicitar que o seu spread seja reduzido, este pode aceitar fazê-lo propondo-lhe que subscreva um outro produto, como por exemplo um cartão de crédito. De facto, a sua prestação mensal pode baixar mas lembre-se que pode ter custos com os produtos que subscrever. Por isso na realidade pode reduzir os seus encargos financeiros do seu crédito e por isso o melhor é fazer contas.

Olhe para o MTIC (Montante Total Imputado ao Crédito) do crédito que quer renegociar. Os novos produtos que contratar como contrapartida da redução do spread, entram no cálculo da TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) e do MTIC, pelo que deverá compará-los com o seu crédito atual antes de decidir.

Transferir o seu crédito habitação

Se não conseguir renegociar o spread com o seu banco não desanime. O crédito habitação é um dos produtos financeiros no qual os bancos apostam, pois permite-lhes criar uma relação de longo prazo com o cliente. E por isso, se não conseguiu reduzir o spread no seu banco, certamente consegue um spread mais baixo numa outra instituição financeira.

Claro que o seu banco vai tentar demovê-lo, alegando que tem de pagar uma comissão de amortização antecipada sobre o valor que ainda deve. Mas não se amedronte com esse argumento. Na maioria dos casos para incentivar a transferência, o banco para onde transferir o seu crédito suporta esse custo.

Procurar um banco que ofereça a maior redução de spread pode ser moroso. Por isso fale connosco, temos toda uma equipa pronta a ajudá-lo a encontrar a melhor solução para reduzir o custo do seu crédito habitação.

Crédito Habitação

Spread 0%?
É possível.

Consiga a melhor solução
para o seu Crédito Habitação.

Simule o seu Crédito Habitação

save-add

AQUISIÇÃO

card-coin

TRANSFERÊNCIA

building-4

HIPOTECA

designtools

CONSTRUÇÃO