Skip to main content
pesquisar

As últimas notícias mostram-nos casos escandalosos de penhoras e problemas jurídicos de famílias com dívidas à Segurança Social. Dívidas desconhecidas e que nos apanham perfeitamente desprevenidos. Neste artigo vamos mostrar-lhe como saber se tem dívidas à Segurança Social para que se possa precaver.

Evite Multas e Chatices

Se quiser evitar multas e chatices tem de saber a sua situação junto da Segurança Social. Com o Estado não se brinca pois o processo de execução de dívidas está muito mais agressivo e rápido. Felizmente, muitas famílias já estão alerta para o potencial impacto do descontrolo da sua situação tributária, o que é o primeiro passo para assumir as rédeas. Nunca se esqueça que a responsabilidade é sempre sua.

Como Consultar o Portal da Segurança Social

O Estado tem-se modernizado e tem melhorado os canais de comunicação com os contribuintes. O portal da Segurança Social (denominado de Segurança Social Direta) teve melhorias substanciais e já permite uma consulta imediata da sua situação contributiva. Para aceder à sua área reservada terá de dispor do seu número de Segurança Social (NSS) e da senha de acesso. Se não tem a sua senha (ou se já a perdeu) deverá solicitá-la. Será enviada por correio para a morada registada.

Passos Para Saber Se Tem Dívidas à Segurança Social

Depois de aceder à sua área reservada na Segurança Social Direta deverá seguir os seguintes passos:

  • Pedidos
  • Declaração
  • Situação contributiva
  • Iniciar pedido.

A Ausência do Conhecimento Não o Desculpa

Pode ter dúvidas ou pode desconhecer a lei. No entanto, isto não significa que não é responsável pelas consequências que daí advenham. Deste modo, sugerimos sempre a consulta regular da sua área reservada e o contacto com as linhas de apoio (808 266 266).

Não deixe atrasar o esclarecimento de dúvidas. Se tem alguma dívida à Segurança Social e se não atua rapidamente irá sofrer as consequências dos juros de mora e das penalizações associadas.

Também é Possível Saber Se Tem Dívidas aos Bancos

Sabia que diversas das pessoas que contactam a Reorganiza não sabem ao certo quantos créditos têm e quais as suas características? Foi criado há alguns anos uma ferramenta de consulta das suas dívidas aos Bancos. É o mapa de responsabilidades de crédito que é muitas vezes conhecido como a lista negra do Banco de Portugal.

Deverá consultar o seu mapa e o mapa do seu cônjuge com alguma regularidade (se for fiador de alguém faça-o todos os meses) para perceber como está a sua vida creditícia. Pode consultar aqui o seu mapa de créditos. De seguida, se quiser uma opinião sobre o seu nível de endividamento e sobre o potencial de poupança com os seus créditos pode pedi-la a um dos consultores da Reorganiza.