Skip to main content
pesquisar

Não esperem que este artigo seja uma revelação do segredo para ser milionário. Antes pelo contrario, é mais um artigo “faça você mesmo” onde irá descobrir que é possível chegar a milionário.

É por isso que vos pergunto: Quem quer Ser Milionário?

É claro que em teoria é simples atingir um milhão de euros, bastando alguma disciplina, persistência e paciência e as envolventes económicas tratam do resto.

Na prática já não é assim tão simples, pois, enquanto seres humanos que somos, sentimos-nos mais motivados quanto mais rápido o objectivo for possível de concretizar, logo, tudo quanto exigir o “longo prazo” tem tendência a não ser opção nos nossos objectivos. Logo, este artigo não é garantia de que vai ficar milionário, mas pelo menos, o ajudará a entender melhor as opções e a determinar se quer tentar o ser.

Antes de começar, aconselho-o a ler o artigo “8 Razões pelas quais não vai ficar Rico” para que comece a preparar o seu psicológico e a sua vida financeira para aplicar este processo. Não existem segredos.

Para conseguir atingir um Milhão de euros necessita de trabalhar, pois o fruto do seu trabalho lhe irá fornecer o que precisa para ficar milionário: o dinheiro. No entanto, existem simples estratégias que o permitirão ser milionário no longo prazo, como por exemplo:

  • Poupar dinheiro;
  • Analisar as suas poupanças
  • Investir em ativos com maior rentabilidade;
  • Amortizar os seus Crédito;
  • Criar um Fundo de Emergência

Poupar Dinheiro

Necessita de poupar dinheiro para conseguir atingir um milhão de euros, logo, comece por conhecer as suas finanças pessoais, identificando todas as despesas e receitas.

Coloque tudo num pequeno papel e comece a organizar a sua vida financeira, determinando as suas despesas fixas e variáveis, bem como as suas receitas. Confirme qual o peso das despesas nas suas receitas e determine como pode poupar dinheiro com a optimização das despesas e receitas.

É importante poupar o máximo de dinheiro possível.

Recursos:

Analisar as suas Poupanças

Conseguiu reunir algum dinheiro nestes últimos anos e possui depósitos simples (poupanças e depósitos a prazo) no seu banco.

Muito bem, mas qual a taxa de juro que está a receber? É superior à taxa de inflação? Possui capitalização de juros?

É importante receber o juro das poupanças, mas também o é saber que só ganha dinheiro se a taxa de juro líquida das suas poupanças for superior à taxa de inflação.

A capitalização de juros também é extremamente poderosa, pois permite ganhos adicionais de juros sobre juros. Um exemplo é um investimento de 5.000 euros a 5 anos com taxa de juro 2% liquida e com pagamento de juros anuais, permitirá possuir no fim do prazo 5.525 euros enquanto que sem capitalização apenas possuirá 5.500 euros.

Recursos:

Investir em Ativos com Maior Rentabilidade

È certo que quanto maior o risco maior o potencial de rentabilidade e que se não está disposto a correr riscos então as oportunidades de ficar milionário são diminutas.

Também é certo que o tempo dilui o risco dos investimentos, na medida em que o risco tem tendência a desaparecer ao longo dos anos.

Então se tudo isto é certo, porque não investir em ativos com maior rentabilidade?

Existem imensas oportunidades no mercado e se não pretende correr riscos desnecessários poderá sempre comprar Fundos de Investimento, pois possuem equipas de gestão que têm como objectivo criar rentabilidade para os investidores.

Recursos:

Pagar o Crédito

Se por ventura possui créditos então saiba que estes condicionam os seus investimentos e os juros por eles cobrados são, regra geral, superiores a qualquer decisão de investimento que possa efetuar.

Com exceção do crédito habitação as outras modalidades de crédito possuem taxas de juro extremamente elevadas, sendo que neste campo se destacam os cartões de crédito que possuem taxas de juro superiores a 15%.

Se possuir créditos desta natureza, qualquer estratégia de amortização antecipada o permitirá ganhar dinheiro. Como é óbvio é mais fácil concretizar um milhão de euros se não possuir créditos, pois todos os seus esforços são canalizados para a poupança e investimento.

Recursos;

Fundo de Emergência

É necessário algum conforto financeiro para elaborar qualquer estratégia financeira, pois um investidor tem que estar preparado para ultrapassar obstáculos, logo, a existência de um fundo de emergência é um conforto adicional para decisões de investimento.

O que se pretende aqui, é revelar que não deverá por todos os ovos no mesmo cesto. Deve, diversificar os seus investimentos com ativos sem risco e ativos de risco e tentar encontrar um ponto de equilíbrio entre eles.

O fundo de emergência deverá ser um ativo sem risco e de total liquidez que lhe permita o acesso imediato em caso de necessidade ou emergência.

Recursos;

Quem quer ser Milionário?

Um milhão de euros daqui a 40 anos valerá pouco mais que 400.000 euros hoje tendo em conta uma taxa de inflação de 2%, no entanto, nem todos temos hoje 400.000 euros para investir.

Tudo bem, mas não precisa de tanto dinheiro para o fazer, pois se optar pelas soluções de investimento corretas que lhe permitam beneficiar de uma rentabilidade média superior a 8% ano, então com apenas 100 euros mensais terá daqui a 40 anos mais de 350.000 euros e se optar por 200 euros mensais, terá mais de 700.000 euros.

Existem muitas opções de investimento que permitem entregas mensais e que possuem rentabilidades médias superiores a 8%.

Se por ventura pretende encontrar uma pode sempre consultar o site Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e utilizar a ferramenta calcular rentabilidades.

Nessa ferramenta podem por exemplo, analisar os fundos de investimento que o vosso banco comercializa e verificar se possuem rentabilidades positivas desde a sua criação. Como é óbvio terá que colocar uma data de inicio e uma fim, para verificar o histórico das rentabilidades.

Mas não se entusiasmem pois um passado favorável não representa um futuro rentável, todavia, é o melhor indicador de desempenho e de qualidade de gestão.

Como pode verificar é simples conseguir alcançar o patamar de um milhão de euros com pequenos esforços mensais, no entanto, é necessário disciplina, persistência e paciência para resistir a todas as flutuações de mercado e da economia em geral.

Outra regra simples é começar agora a poupar pois, quanto mais tarde o fizer maior terá que ser a sua contribuição para o objectivo. Vejamos;

milionario

Como pode verificar irá necessitar de muito mais esforço mensal consoante a sua idade vai evoluindo.

É possível alcançar um milhão de euros, bastando para isso poupar dinheiro, analisar as suas poupanças, pagar os seus créditos, investir em ativos com maior rentabilidade e claro constituir um fundo de emergência.

Já agora Quem quer Ser milionário?