Skip to main content
pesquisar

Quando vai fazer a compra de uma casa pela primeira vez é normal ter algumas dúvidas sobre aquilo que vai ser preciso comprar para a sua casa. Mas uma das coisas que vai ter que ter, além de comprar mobiliário ou eletrodomésticos, é precisamente alguns seguros para a sua nova casa.

Alguns dos seguros de casa são obrigatórios, outros são opcionais, mas todos eles servem para proteger a sua casa. Mesmo para quem tem uma casa arrendada, existem seguros que podem ser feitos e que protegem o recheio da sua casa.

Por isso, fique a conhecer os seguros que estão disponíveis, tanto na parte dos seguros obrigatórios como daqueles que são facultativos, para que se possa proteger melhor não só a si mas também os seus.

Seguro de vida do crédito habitação

A maioria das pessoas não compra uma casa com dinheiro próprio, e sim pedindo um crédito habitação ao banco. Para isso, é necessário um seguro de vida para que, caso lhe aconteça alguma coisa o banco possa reaver o dinheiro que está emprestado.

O seguro de vida do crédito habitação apenas é acionado por um infortúnio, mas apesar de ser obrigatório não é necessário fazer o seguro no seu banco. Pode escolher outras empresas para o fazer, desde que apresente a proposta das outras seguradoras ao banco antes da compra da sua casa.

Seguro do recheio da casa

A maioria das seguradoras têm esta opção de seguro dentro do seguro multirriscos. No entanto, este é um seguro específico para o recheio da sua casa, que pode incluir todo o recheio incluindo sofás, armários, eletrodomésticos, etc. Caso tenha um jardim ou espaço fora de casa, também vai estar incluído esse espaço e todo o seu conteúdo, nomeadamente cadeiras de jardim, mesas e tudo o que estiver neste espaço de lazer.

Seguro multirriscos habitação

O seguro multirriscos é um seguro específico que garante a proteção por causas naturais como tempestades e outros fenómenos da natureza. É um seguro que também é obrigatório para casas compradas, e onde voltamos a recomendar: não se fique pela proposta do banco e procure outras alternativas.

Este seguro é muito importante e poderá não cobrir todo o valor do seu empréstimo, portanto deve analisar bem as informações todas incluindo todas as propostas, vendo bem os capitais que ficam seguros e também o que será mais benéfico para si em termos de preço.

Devo apostar noutros seguros extra?

Quando vai comprar um eletrodoméstico existem sempre algumas empresas que oferecem seguros para o referido eletrodoméstico. Aqui é uma opção muito pessoal, em que deverá considerar o preço do seguro e também o tempo útil de vida do eletrodoméstico. Mas considere o seguinte: quando vai investir milhares de euros em eletrodomésticos novos, não fará sentido investir também na sua proteção?

Neste caso poderá acionar o seguro específico, por exemplo quando vai comprar um frigorífico pode ter o seguro do frigorífico ativo, mas quando comprar um micro-ondas já não poderá valer a pena. Assim como poderá fazer um seguro para o seu telemóvel, mas não fazer para o seu computador.

Sendo uma opinião pessoal, deve sempre considerar o custo e também o benefício de cada seguro para verificar se lhe compensa a aquisição do mesmo.