O mundo dos seguros é muito vasto. Permite-nos proteger-nos de um conjunto de situações que têm impacto financeiro (e não só). Neste artigo vamos falar-lhe genericamente dos seguros de vida, seguros de saúde e seguros de acidentes pessoais e mostrar-lhe como se complementam.
Seguro de Vida
O seguro de vida é um tipo de seguro que garante uma indemnização em caso de morte ou invalidez da pessoa segura. As suas coberturas são ativadas pelo acontecimento de um sinistro como sendo a doença ou um acidente e permitem uma compensação ao seu beneficiário. Neste caso, podemos ter seguros puros, seguros que são ao mesmo tempo seguros de vida e produtos de poupança ou seguro de vida crédito habitação
Seguro de Acidentes Pessoais
O Seguro de acidentes pessoais é um tipo distinto de seguro. Este seguro garante uma compensação em caso de acidente e poderá assemelhar-se ao seguro de vida nas coberturas e nas implicações práticas.
Seguro de Saúde
O Seguro de Saúde é um seguro cada vez mais popular com o aumento das taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde e com os atrasos nos tratamentos e consultas neste serviço. Assim, são seguros que garantem o reembolso de despesas, a prestação de cuidados de saúde, o custeio de hospitalização e alguns descontos em prestadores de cuidados de saúde. Veja “Como Escolher Um Seguro De Saúde“.
Qual das Opções Escolher?
Na prática, não tem nem deve escolher nenhum em detrimento do outro. Os três tipos de seguros são complementares e a sua contratação pode ocorrer em simultâneo. Não são exclusivos. No seu caso específico, deverá ter em consideração as suas necessidades e as necessidades de proteger a sua família dos impactos de acontecimentos infelizes. É certo que não gostamos de pagar seguros (por algum motivo queremos apenas ter o seguro auto com as coberturas mínimas), mas gostamos sim de estar precavidos quanto a eventualidades que coloquem a nossa segurança em causa.