Skip to main content
pesquisar

Se tiver um acidente e o condutor fugiu mas tiver conseguido ficar com a matrícula, através desta poderá saber se o carro tem seguro válido ou não para poder participar o sinistro já com esses dados. Lembre-se que se não for o responsável o seu seguro não será agravado.

Mas a si também lhe pode ser útil, no caso de não ter afixado no vidro a vinheta da sua carta verde.

Como saber se um carro tem seguro?

O seguro automóvel é obrigatório (mesmo que tenha o carro parado numa garagem) mas isso não significa, infelizmente, que todos os veículos tenham um seguro ativo ou válido.

E isso pode ser um problema se tiver um acidente e o condutor do outro carro fugir, já que o mais provável é não ter seguro. Mas mesmo que seja o caso, não se preocupe já que existe maneira de ser ressarcido dos danos provocados no seu veículo, embora possa ser mais moroso.

Mas vamos por partes.

Se consegui tirar a matrícula do carro (ou se alguma testemunha o fez) a primeira coisa a fazer é saber se o veículo tem seguro.

Saber se um carro tem seguro pela matrícula

Através do site da ASF

No site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, poderá saber saber se o carro tem seguro e identificar veículos pela matrícula. Em segundos, saberá se o carro tem seguro ou se não tem, apenas fazendo a pesquisa pela respetiva matrícula aqui

Se a matrícula estiver registada e o seu registo se encontrar atualizado, aparecerá a seguinte informação:

  • Nome da seguradora
  • Data de início da apólice de seguro
  • Data fim da apólice de seguro
  • Número da apólice

Mas no caso de necessitar desta informação impressa poderá imprimir diretamente no mesmo ecrã em “versão para impressão”.

Através da App “Tem seguro?”

Na GooglePlay poderá também descarregar no seu telemóvel a App “Tem Seguro?” da ASF onde poderá obter a mesma informação e identificar o seguro do veículo pela matrícula.

Na APP poderá inserir manualmente a matrícula ou tirar uma fotografia à mesma. Em segundos terá a informação que necessita.

Para além do acidente existem situações em que pode ser útil saber os dados do seguro

Se num acidente alguns dos intervenientes não souber algum das informações relativas ao respetivo seguro, poderá usar o site da ASF para o saber.

Mas também pode ser útil se tiver de provar à polícia que tem um seguro automóvel ativo, no caso de o mandarem parar e não tiver consigo a carta verde ou o selo correspondente no vidro dianteiro do carro.

Se o carro não tiver seguro o Fundo Garantia Automóvel cobre os seus danos

Se o carro que lhe bateu não tiver seguro não irá aparecer qualquer informação após inserir a matrícula. Mas mas isso não significa que não será ressarcido dos prejuízos causados na sua viatura.

Como o seguro automóvel é obrigatório, o Fundo e Garantia Automóvel (FGA) irá substituir-se ao ouro condutor e indemnizá-lo pelos seus danos. Mas só se tiver um seguro válido para o seu carro, claro.

O Fundo de Garantia Automóvel responde assim, por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não tiver o seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.

Cobertura de danos materiais

O FGA cobrirá os seguintes danos materiais, até ao limite do seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel:

  • Quando o responsável, embora se saiba quem é, não possua um seguro automóvel válido;
  • Quando o culpado do acidente for desconhecido (ou tenha abandonado o local da ocorrência do sinistro) mas as autoridades policiais consigam comprovar a sua presença no acidente.

Cobertura de danos corporais

Já quanto aos danos corporais, o FGA cobre-os quando o responsável pelo acidente:

  • For desconhecido;
  • Não tenha um seguro automóvel válido;
  • Tem seguro automóvel, mas a respetiva companhia de seguros está insolvente.

Como participar ao FGA

Poderá apresentar a sua participação ao FGA:

  • presencialmente em Lisboa, na Avenida da República, n.º 76 e no Porto, na Rua Júlio Dinis, n.º 127.
  • Através do formulário disponível para o efeito