Skip to main content
pesquisar

Os depósitos a prazo já foram uma forma bastante atraente de rentabilizar as poupanças, sendo inclusivamente um dos produtos mais escolhidos pela generalidade dos portugueses. Infelizmente, o regulador bancário veio colocar entraves à fixação livre das taxas de juro praticadas nos depósitos a prazo (qual o sentido?). Apesar da queda das taxas de juro, existe um grande número de portugueses que ainda confia as suas poupanças aos bancos através de depósitos a prazo, sendo de realçar a segurança como o principal factor de escolha.

Este Produto é um Depósito a Prazo?

Pode parecer uma questão básica, pela simplicidade que possui, no entanto, muitos são os clientes bancários que relatam surpresas nestes domínios. A expressão, capital garantido, oportunidade de investimento, rendimento garantido, entre outras, é algo que todos estamos acostumados a ouvir do nosso gestor de conta, e que, por momentos, até nos induz na possibilidade de um depósito a prazo com uma rentabilidade interessante.

Deste modo, é importante esclarecer que, de acordo com os regulamentos actuais, um depósito a prazo possui um requisito fundamental que garante a todo o cliente bancários que o produto financeiro é definitivamente um depósito a prazo. De acordo com a legislação, o banco é obrigado a entregar antecipadamente e no momento da constituição do depósito uma Ficha de Informação Normalizada (FIN).

A questão “É um depósito a prazo?” apresenta-se assim como uma das mais simples, mas também a mais importante questão a colocar ao seu gestor de conta, não só porque o leva para um domínio regulamentar, mas também porque, expressamente, lhe dá a garantia de que está mesmo perante um depósito a prazo.

depositos a prazo

Tenha em Atenção a Ficha de Informação Normalizada para Depósitos a Prazo

A questão regulamentar, que leva a entrega de uma Ficha de Informação Normalizada, pode parecer que apenas valida que estamos perante um depósito a prazo, no entanto, muito mais informação encontrará nesse documento, nomeadamente;

  • A Mobilização – As condições pelas quais pode movimentar o seu dinheiro caso necessite do mesmo, como por exemplo, penalizações.
  • Os reforços – As condições pelas quais pode reforçar o capital do seu depósito;
  • A Capitalização – Informação se o seu depósito permite a capitalização ou não de juros;
  • Os Montantes – Os montantes mínimos e máximos de constituição;
  • A Taxa de juro – A taxa de juro bruta do seu depósito, bem como a taxa liquida do mesmo.

Como pode verificar uma simples questão ao seu Gestor de conta abre-lhe a porta para o esclarecimento de dúvidas sobre o seu depósito a prazo. Esta simples questão cria ainda o compromisso do seu gestor em lhe constituir o produto financeiro que lhe está a oferecer, evitando surpresas e eventuais mal entendidos.

Quer saber qual o melhor depósito a prazo do mercado?

A Reorganiza facilita-lhe o trabalho e faz o comparativo dos principais depósitos a prazo do mercado. Para tal, sugerimos que leia “Melhores Depósitos a Prazo“.