Skip to main content
pesquisar

Tal Ben-Shahar, é especialista em psicologia positiva e professor de Harvard, partilhou 6 conselhos fundamentais para Ser Feliz.

O tema felicidade é muito cobiçado nos nossos dias e, arrisco-me a dizer que é actualmente o maior tesouro e o mais desejado. Na verdade e se efectuar uma simples pesquisa na internet, o tema felicidade está no top dos assuntos a nível mundial, ultrapassando mesmo temas relacionados com o desejo de ficar milionário.

Se porventura o leitor deseja Ser Feliz, então saiba que hoje vamos partilhar boas noticias e, tal como afirma Tal Ben-Shahar, a alegria pode ser aprendida, do mesmo modo que uma pessoa aprende a esquiar ou a jogar golfe.

Isto são efectivamente boas noticias e permite-nos concluir que a felicidade está ao alcance de todos, basta que exista o desejo de Ser Feliz.

Antes de avançar para Ben-Shahar, quero partilhar um segredo do mesmo que explica de forma simples como podemos alcançar a felicidade e resume-se ao seguinte: aceite a vida como ela é.

felizEste segredo alegra-nos uma vez que no nosso artigo sobre O que fazer quando acredita que a sua vida está difícil, afirmamos que devemos aceitar as coisas como elas são, pois é fundamental para o equilíbrio emocional.

Isto revela-nos que nossos conceitos de Felicidade e Ser Feliz encontram-se em linha com grandes mentes da psicologia positiva.

Perdoe os seus Fracassos. E mais: Festeje-os!

Assim como é inútil se queixar do efeito da gravidade sobre a Terra, é impossível tentar viver sem emoções negativas, já que fazem parte da vida e são tão naturais quanto a alegria, a felicidade e o bem-estar.

Aceitando as emoções negativas, conseguiremos nos abrir para desfrutar a positividade e a alegria, diz Ben-Shahar.

Somos Seres Humanos com capacidades e habilidades para fazer coisas incríveis.

Temos todos um potencial enorme, no entanto e como Seres Humanos que somos, podemos igualmente errar, sentir-nos menos motivados, com pensamentos negativos.

Aceitar tal negatividade significa aceitar nossas fraquezas e perdoar.

O simples facto de exigir demasiado de você, culpabilizando pelos resultados menos positivos e evitando aceitar que também pode errar, poderá causar e até estar relacionado com depressão, ansiedade e baixa auto estima.

Um estudo em 1992, revela exactamente isso. Ao estudar os efeitos do perdão, constatou-se que baixos níveis de perdão estão relacionados à presença de transtornos como depressão, ansiedade e baixa auto estima.

Aceitar a vida como ela é o libertará do medo do fracasso e das expectativas perfeccionistas – diz Ben-Shahar

Não Veja as Coisas Boas como Garantidas, mas seja Feliz por elas.

felizAceitar que as coisas são garantidas, principalmente as boas permite que esteja sempre dependente das mesmas.

Esta dependência não lhe libertará para a aceitação da sua vida exactamente como ela é, ou até, aceitação das coisas exactamente como são.

Nada é garantido. Tudo o que nos rodeia poderá existir por um período de tempo que poderá ser curto, médio ou longo, mas não será eterno.

Quando experimentarmos coisas boas na nossa vida, não devemos as considerar nossas e garantidas. Devemos ficar grato por elas, sentir a felicidade de algo positivo acontecendo nas nossas vidas e manter o nosso foco na nossa felicidade interior.

Tal atitude permitirá que o seu estado de felicidade e o seu desejo de Ser Feliz se mantenha, mesmo que as coisas boas que o rodeia deixem de existir.

Pratique Desporto, Mantenha-se Activo

Qualquer tipo de movimento de forma continuada ao ar livre, não necessitando de ser corrida terá resultados incríveis nos níveis de alegria e bem estar.

Uma simples caminhada diária de 30 minutos liberta endorfinas que são substancias que nos fazem sentir felizes e aumentam o nível de bem estar.

Assim sendo, mantenha-se activo e coloque na sua agenda diária uma simples caminhada de 30 minutos.

Uma excelente dica para adoptar tal hábito saudável na sua vida é escolher um hora do seu dia para o fazer e depois colocar um alerta avisando todos os dias que necessita de manter-se activo.

felizSimplifique, no Lazer e no Trabalho

Todos os dias possuímos inúmeras tarefas para concretizar, quer sejam de nível pessoal ou profissional.

A verdade é que vivemos quase em contra relógio, monitorizando todos os tempos e qualquer desvio torna-se um verdadeiro desafio de superação.

Toda esta azáfama, ao fim de um dia, semana ou mês revela-nos uma simples conclusão: Os Resultados obtidos de tanta correria são insignificantes.

Simplificar a sua vida significar tomar foco sobre o que é realmente importante, quer a nível pessoal quer a nível profissional.

Quando se foca no que é realmente importante para a sua vida e concentra todos os seus esforços, capacidades e habilidades na conclusão de tal meta ou objectivo, ou seus resultados serão extraordinários, motivadores e duradouros.

Ben-Shahar propõe exactamente o seguinte:

Precisamos identificar o que é verdadeiramente importante e nos concentrar sobre isso”

Aprenda a Meditar.

A meditação é o seu momento de Paz e tranquilidade.

Ben-Shahar afirma quem a meditação é um momento conveniente para orientar nossos pensamentos para o lado positivo, permitindo tranquilizar a nossa mente e nosso corpo, carregando energias para aumentar a nossa Felicidade.

Treine uma Nova Habilidade: a Resiliência.

A felicidade depende do nosso estado mental.

Se pretender Ser Feliz terá de ter capacidade de enfrentar circunstâncias adversas, condições de vida difíceis e situações potencialmente traumáticas, e recuperar-se, saindo delas fortalecido e com mais recursos.

Isto é resiliência, capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

Jullian Rotter em meados do século 20, descobriu o termo locus de controle ou o “lugar em que situamos a responsabilidade pelos fatos” ou ainda “ o nosso nível de felicidade vai determinar aquilo ao qual nos apegamos, a força do sucesso ou do fracasso”.

Jullian descobriu que os pacientes depressivos atribuem seus fracassos a eles próprios e o sucesso a situações externas à sua pessoa, enquanto as pessoas positivas tendem a pendurar-se medalhas no peito, atribuindo os problemas a outros.

É certo que ser demasiado positivo, ou de excesso de atitude positiva, também traz alguns constrangimentos uma vez que o simples facto de atribuir os problemas e fracassos aos outros destrói a sua oportunidade de se superar dos fracassos e assim tornar-se mais forte e com mais recursos.

Ser resiliente é assim uma habilidade essencial para Ser Feliz, uma vez que nos torna mais forte e com maiores recursos.

Desenvolve a nossa capacidade de observar os problemas e desafios de uma outra perspectiva e controla os nossos níveis de positividade.

Por outro lado, ser resiliente é assumir total responsabilidade pela sua vida.

Seja Maior.