Skip to main content
pesquisar

Se acabou o curso e está à procura de emprego pode estar a deparar-se com algumas dificuldades. Numa altura em que há muitos jovens à procura de emprego e as competências académicas até podem ser iguais, há que encontrar meios para se destacar dos demais candidatos. Incluir ações de voluntariado no seu currículo permite destacar-se na altura de se candidatar a um novo emprego.

As médias escolares começam a ter um papel menos relevantes face a outras competências que os candidatos possam demonstrar. Ou seja, as chamadas soft skills são cada vez mais importantes a o voluntariado é uma forma de as desenvolver e demonstrar.

Saiba que as atividades extra são muito valorizadas nas empresas, já que aqueles que são pró-ativos e se empenham, mesmo com tantas tarefas e ocupações, são valorizados no mercado de trabalho. Assim, se fez ou faz voluntariado inclua no seu currículo as atividades desempenhadas, a instituição e o período do voluntariado. Irá compensar uma eventual falta de experiência na sua área profissional.

O que são Soft Skills?

Soft skills são as competências ligadas ao comportamento. O Salary Survey 2021 da Robert Walters Portugal, refere que as soft skills mais importantes para os empregadores são:

  • Trabalho de equipa
  • Resolução de problemas
  • Resiliência
  • Pensamento crítico
  • Competências de comunicação

E todas elas se podem encontrar nas ações de voluntariado.

O voluntariado como soft skill

Para além das vantagens pessoais e da gratificação que retira do voluntariado, participar em ações de voluntariado é uma forma de demonstrar aos empregadores que tem um sentido de responsabilidade social. E lembre-se que esta está cada vez mais presente (felizmente) nas empresas portuguesas. De facto, existe um cada vez maior número de empresas que organiza ações de solidariedade social no seu teambulding ou criam bolsas de horas para os funcionários fazerem voluntariado.

Qualquer que seja a ação que decidiu abraçar (ou abraçou no passado, mesmo em tempo de férias) todas as competências de comportamento estão envolvidas e são independentes das suas competências técnicas. O voluntariado é uma forma de ajudar os outros, mas para si também será uma experiência gratificante.

Voluntariado como realização pessoal

Fazer voluntariado irá envolver tempo e dedicação pelo que deverá seguir algumas regras antes de começar.

Os outros vão depender de si

Esta é a primeira coisa que deve ter em conta. Ao participar numa ação de voluntariado está a comprometer-se com os outros. Não só com a equipa de que faz parte, mas também com aqueles cuja ação irá beneficiar (alguma semelhança com o que se passa numa empresa?).

Assim, antes de começar pense no tempo que tem disponível e que lhe permitirá ter a sua total dedicação. Lembre-se que os outros dependem do facto de poder cumprir com o que assumiu fazer (mais alguma semelhança com o mundo do trabalho?).

Escolha bem a área que lhe interessa

Este é outro ponto fundamental. Se tem medo de animais, fazer voluntariado num grupo de resgate de animais maltratado, não será seguramente o indicado para si.

Lembre-se que no seu currículo não será visto como negativo se o voluntariado nada tiver a ver com a sua área profissional. Acha que ser voluntário na Nuvem Vitória e ir à noite contar histórias a crianças hospitalizadas será visto negativamente? Seguramente que não. No voluntariado apenas importa que onde o faça se sinta realizado e lhe permita aumentar a sua realização pessoal.

Onde fazer trabalho voluntário

Existem muitas entidades nas quais poderá fazer voluntariado, e nas mais diversas áreas. E existem plataformas que o podem ajudar a encontrar o que mais se pode adaptar ao que pretende.

  • Bolsa do Voluntariado – Aqui encontrará várias organizações e empresas nas áreas de desporto, ambiente, novas tecnologias, educação, saúde, solidariedade social, entre muitas outras que precisam de voluntários.
  • Portugal Voluntário – Uma plataforma onde encontrará informação relativa à oferta e à procura do voluntariado, em todos os domínios de atividade. Terá acesso mediante a sua inscrição na plataforma.
  • Portal Europeu da Juventude – Poderá encontrar oportunidades de voluntariado em todo o mundo.
  • Programa Junior Achievement Portugal – Como voluntário poderá ajudar crianças e jovens através de programas de literacia financeira.
  • Programa EUSOUDIGITAL – Programa de capacitação digital de adultos, um projeto que pretende ensinar um milhão de portugueses a usar a internet e a tornar o seu dia-a-dia mais simples e menos solitário e onde os voluntários têm um papel fundamental.
  • Programa Restolho – De uma forma simples e prática, contribuir para o combate ao desperdício alimentar e apoiar quem mais precisa. Como voluntário poderá colaborar nas colheitas de alimentos que, por terem pequenos defeitos ou por não terem o calibre certo, não podem ser comercializados. Estes produtos são depois entregues a instituições, como o Banco Alimentar.
  • Banco Alimentar contra a Fome Ações são amplamente divulgadas e onde os voluntários são vitais nas campanhas de recolha.
  • Comunidade e Vida e Paz – Organização de apoio aos sem abrigo.
  • ReFood – Associação que recolhe alimentos de restaurantes, supermercados, eventos fazendo depois a sua preparação e distribuição por quem mais precisa.
  • Associação Núvem Vitória – Associação onde todas as noites, as equipas de voluntariado contam histórias de embalar a crianças que estão longe dos seus ambientes familiares.

Existem mais entidades ode poderá fazer voluntariado. Dirija-se à sua junta de freguesia e veja quais as que existem na sua área de residência.

Benefícios que poderá obter em fazer voluntariado

Existem inúmeros benefícios para si em fazer voluntariado. Mais uma vez se destaca que o voluntariado deverá ser muito mais focado em que vai receber a sua ajuda e menos naquilo que pode ganhar com isso.

Valorização no mercado de trabalho

Fazer voluntariado irá mostrar que é empático, altruísta, proativo e que para si o dinheiro, carreira e sucesso não são tudo na vida. E este é um perfil muito procurado pelos empregadores.

Networworking

Ao fazer voluntariado tem a oportunidade de conhecer muitas pessoas que podem estar, ou não, na sua área profissional. Irá assim conseguir uma rede de contatos que o poderá ajudar no mundo do trabalho (e não só).

Obtenção de experiência

Se estiver a estudar e o voluntariado for na sua área profissional poderá obter experiência comprovada rapidamente o que o ajudará na entrada no mercado de trabalho. Por exemplo se um estudante de farmácia estiver a fazer voluntariado numa farmácia ajudando os idosos obterá experiência que lhe será útil mais tarde.

Valorização e realização pessoal

Ao fazer trabalho voluntário verificará que se irá transformar pessoalmente. Ao ajudar ao próximo irá ter paz de espírito, esperança, orgulho e valorização do seu próprio trabalho. E claro, irá sentir com as suas pequenas ações pode ajudar a transformar o mundo.

Faz trabalho voluntário? Já fez ou pensa vir a fazer? Partilhe a sua experiência e o que obteve ao fazer voluntariado.