Skip to main content
pesquisar

Férias não têm de significar gastar mais, já que, apesar de poder achar que poupar durante as férias é uma utopia, acredite que é possível. Para o demonstrar juntámos 12 dicas que o vão ajudar.

1 Defina um orçamento

Este tem de ser o seu primeiro passo: definir qual o valor máximo que pode gastar nas suas férias. Esse é o seu teto máximo, e não saia dele. Todos os gastos acima do valor que definir significam comprometer a sua saúde financeira. Não ceda a tentações.

2 Decida onde vai passar as suas férias

Decidir onde vai passar as suas férias é o passo seguinte. Lembre-se que tem de estar dentro do seu orçamento. Faça contas ao que vai gastar em alojamento e na deslocação. E se vai para um hotel em pensão completa não tem de se preocupar com o que vai gastar em alimentação.

3 Se quiser ir para o estrangeiro vá para onde o dinheiro vale mais

Há alguns países em que o nível de vida é tão caro que certamente vai gastar muito dinheiro. Mas existem locais paradísicos onde o custo de vida é baixo, o que lhe vai permitir ir para bons hotéis a preços módicos. Aproveite.

4 Se vai de carro evite autoestradas

As portagens das autoestradas são normalmente caras. Assim, opte por vias secundárias. É certo que vai levar mais tempo a chegar ao seu destino, mas vai poupar dinheiro e conhecer locais que se fosse na autoestrada não veria.

5 Se for para um hotel aproveite os pequenos-almoços

Se o hotel tiver o pequeno-almoço incluído, lembre-se que esta é a refeição mais importante do dia. Se tomar um bom pequeno-almoço vai comer menos ao almoço, o que significa que vai poupar dinheiro.

6 Faça piqueniques

Levar sandes para comer ao almoço é certamente mais barato do que ir a um restaurante. Assim, faça sandes, leve fruta e coma num parque. Para além de estar ao ar livre, poupa dinheiro e perde menos tempo do que se sentar num restaurante.

7 Ande com uma garrafa para encher de água

Nos dias de calor tem de se refrescar. Se em vez de parar num estabelecimento sempre que necessitar de beber, tiver uma garrafa à mão, irá certamente poupar alguns euros por dia.

8 Não use o cartão de crédito na suas compras

Usar o cartão de crédito nas suas férias significa que pode facilmente sair do orçamento que definiu. Assim evite usar. Só use se for necessário.

9 Ande a pé ou compre passes turísticos

Para conhecer um local nada melhor do que andar a pé. Não só faz bem à sua saúde como lhe permite uma maior liberdade de ação. Mas, se a cidade for grande ou tiver museus que gostaria de visitar veja os preços dos passes turísticos. Faça contas e veja se compensa adquiri-los.

10 Atenção aos souvenirs

Todos temos a tentação de comprar lembranças dos locais que visitamos. Mas a menos que sejam mesmo pequenas lembranças, o custo total pode ser grande e desequilibrar o orçamento das suas férias.

Em conclusão

Ter uma boas férias e ao mesmo tempo poupar é possível. Siga as nossas dicas e tenha os dias de descanso que precisa sem comprometer as suas finanças pessoais.