Skip to main content
pesquisar

Quando os tempos são de poupança todos ficamos mais sensíveis aos movimentos de dinheiro, não só por entradas como também por saídas. Resumidamente, os salários não aumentam mas as despesas não param de aumentar, não porque surgiram novos lotes de necessidades mas porque, os impostos e a inflação encarregam-se de aumentar o peso destas no orçamento familiar.

É precisamente sobre as despesas que cada vez mais temos que dedicar a nossa atenção, avaliando a necessidade das mesmas e as possibilidades de substituição. Ser inteligente é conseguir manter toda a qualidade de vida existente a preços inferiores.

Procure Motivar-se Se Quer Poupar Dinheiro

Regra geral, quando se fala em Finanças Pessoais, focaliza-se a atenção na redução das despesas como solução para o equilíbrio financeiro, o que não deixa de ser verdade, no entanto, não é o mais motivador.

Se pensar que para poupar 50 euros mensais terá que deixar de jantar todos os fins-de-semana no restaurante com a sua família, esta negação terá mais impacto consoante a satisfação que este momento semanal lhe proporciona. Se gosta imenso de jantar fora ao fim de semana com a família então deixar de o fazer não será motivador para as suas finanças pessoais, pois sentirá um vazio na sua satisfação pessoal.

Encontre o Equilíbrio!

O segredo está em encontrar o equilíbrio entre a motivação, satisfação pessoal e a poupança, como por exemplo, escolher um novo restaurante que lhe permita reunir a sua família semanalmente e lhe proporcione a mesma satisfação a preços inferiores, ou ainda, intercalar a ida ao restaurante com um programa grátis de convívio, como por exemplo, trocar o jantar por um piquenique ao ar livre durante o dia num fim de semana e no seguinte a famosa ida ao restaurante.

As possibilidades são imensas e todas elas sem necessitar de diminuir o seu nível de vida e deixo-lhe aqui algumas que pode começar a fazer já hoje e verá que não só terá maior satisfação pessoal como ainda irá poupar dinheiro com as mesmas de forma motivadora.

Poupar Dinheiro na Fatura da Eletricidade

Há bem pouco tempo foi o mês dos acertos na factura eléctrica e todos nós sentimos como temos vindo a ser irresponsáveis com a utilização da mesma. Felizmente, há já alguns anos que dediquei parte da minha atenção ao consumo energético de casa, tendo diminuído a factura eléctrica significativamente, mediante a instalação de lâmpadas economizadoras e ensinamento de alguns truques, como por exemplo:

  • Nunca acender a luz durante o dia pois temos a luz do mesmo,
  • Apenas uma lâmpada por divisão deverá estar acesa e apenas se alguém se encontrar na mesma;
  • Para circular entre quartos não é necessário acender a luz do corredor,
  • Não às luzes de presença, como por exemplo, televisões em standby;
  • Torradeiras, micro-ondas, fornos eléctricos só se ligam se necessários;
  • Por vezes, um jantar à luz das velas, é romântico, diferente e sabe sempre bem;

Poupar Dinheiro na Fatura da Água

Aqui é mais um respeito pela gerações futuras. Não faz sentido, tanto desperdício de água, não só a nível de consumo doméstico como também a nível industrial. Existem pequenas dicas que facilitam o consumo de água e permite que poupe uns euros todos os meses. Sim a poupança é diminuta nas questões da água, mas os benefícios e a responsabilidade associada é de um grandeza incomparável.

Também existem algumas regras caseiras que funcionam muito bem, como por exemplo:

  • Duche rápidos;
  • Copo de Água para lavar os dentes e não água a correr;
  • Garrafa de areia no repositório da sanita;
  • Máquina de lavar loiça apenas com carga completa.

São pequenas dicas que funcionam muito bem e não eliminam os hábitos diários de higiene. Por exemplo, nos duches, deverá apenas deixar corre a água quando precisa da mesma, ou seja, antes de se ensaboar e após, pois enquanto se ensaboa não necessita de água.

Para mais dicas sobre: Poupar água e Poupar Dinheiro.

Poupar Dinheiro na Fatura de telecomunicações

Com a modernidade atual e com o surgir dos smartphones e tablet’s surgem novas necessidades de internet, como por exemplo, serviços móveis que custam cerca de 20 euros mensais. A somar está a factura da internet caseira que possui serviços de televisão e telefone.

Todos os meses são mais de 50 euros para serviços que utilizamos a 20% da sua capacidade. São 100 canais para vermos sempre os mesmos todos os meses, 100 megas de internet que servem só para pesquisar e ver uns vídeos no YouTube e atualizar o perfil no Facebook e um serviço de telefone que nunca é utilizado e por vezes nem o numero fixo sabemos.

Nunca se Esqueça do que Significa Poupar

Poupar dinheiro significa colocar dinheiro de parte para uma eventualidade futura. Pode ser para algum objetivo concreto, pode ser para comprar uma casa ou simplesmente para ter um pé-de-meia para qualquer eventualidade. Assim, talvez faça sentido começar já hoje a subscrever produtos de poupança como os certificados de aforro ou mesmo um plano poupança reforma (PPR). Assim, poupar significa trabalhar para um objetivo futuro e não um sacrifício sem sentido!