Skip to main content
pesquisar

Poupança é um dos termos que está na ordem do dia, e por isso deve constar das suas resoluções de Ano Novo. Mas nesta altura deve estar a pensar que, poupar mais do que faz hoje é difícil. Mas é mesmo? Não existe mesmo espaço para poupar mais? Se calhar há.

Mas se poupar é importante, também o é rentabilizar o que poupa. Lembre-se que, se não o fizer, com o cenário de inflação que vivemos, está a perder dinheiro.

Poupar para compensar a subida de preços

Já estão anunciadas para o ínício do novo ano subidas de alguns preços, como por exemplo a eletricidade e o pão. Ou seja, o seu orçamento vai ficar ainda mais apertado. Então o que pode fazer para reduzir gastos?

Antes de mais faça um orçamento mensal

Faça um orçamento mensal partindo do mês de dezembro. Considere os seus rendimentos e todas as suas despesas. Classifique-as em categorias para poder controlar de forma mais eficiente os seus gastos mensais. Lembre-se não pode gastar mais do que o seu rendimento mensal e ainda quer que lhe sobre dinheiro para juntar à sua poupança. Ou seja, o seu objetivo final é poupar.

Veja no que pode poupar e como o fazer

Aqui importa saber em que categorias vão ocorrer aumentos. São estas que tem de gerir de imediato, por forma que os gastos correspondentes não aumentem.
Para reduzir o valor da sua fatura da luz tem de reduzir o seu consumo. Opte por um tarifário bi-horário e ponha as máquinas de lavar apenas nas horas de vazio. Não deixe aparelhos em standby, vão continuar a gastar energia, por isso desligue-os.

No supermercado opte por marcas brancas e, se tiver vários supermercados perto, compare os preços dos produtos, já que muitos variam conforme o local onde os compra. Aproveite promoções e descontos.

Planeie as refeições e não compre mais do que necessita. Evita desperdícios e a sua conta de supermercado baixa.

Reveja os seus seguros

Aqui pode mesmo poupar. Faça uma lista de seguros e analise as suas coberturas. E lembre-se que, se tiver crédito habitação, não tem de contratar o seguro de vida e multirriscos na instituição financeira que lhe concedeu o crédito, e com isso pode poupar até 60% nos seus seguros.

Amortize créditos

Lembre-se que a taxa de juro que paga pelos seus créditos é superior à que recebe pelos investimentos das suas poupanças. Assim, se tem algum valor disponível para além do que tem no seu fundo de emergência, amortize parcialmente (ou na totalidade) créditos. O valor mensal das suas prestações vai baixar. Ou seja, vai poupar dinheiro.

Em alternativa consolide créditos

Se não pode amortizar créditos, pode reduzir os seus encargos financeiros consolidando-os. Com isso, o valor das totalidade das prestações mensais baixa, e se tiver um imóvel que possa dar como garantia, então a redução ainda é maior, já que as estes créditos se aplica o regime do crédito habitação quer em termos de taxa de juro, quer em termos de prazo

Deixe de usar o cartão de crédito

Comprar com cartão de crédito significa adiar o pagamento, do que comprou, ou seja, comprometer o orçamento do mês seguinte. Lembre-se que não pode gastar mais do que o seu rendimento mensal.

Não fazer compras por impulso

Não há pior forma de não conseguir poupar. Lembre-se que poupança foi uma das suas resoluções de Ano Novo. Por isso use a regra das 72 horas antes de comprar por impulso.

Aplique as suas poupanças

Para além de poupar tem de aplicar o que poupou para que as mesmas não se desvalorizem.

Aplique em produtos com taxa de juro superior à taxa de inflação, só assim está de facto a rentabilizá-las. A taxa de inflação de novembro foi de 1,6%., prevendo-se que seja de 4,6% em 2023 e 2,9% em 2024. Já existem depósitos a prazo com taxas de juro a 3,5%, pelo que embora seja um valor inferior à taxa de inflação em 2023, é superior à de 2024.

A Reorganiza pode ajudá-lo a poupar em 2024

De facto, pode. A Reorganiza tem uma equipa de especialistas em finanças pessoais que o podem ajudar (sem qualquer custo para si), a rentabilizar as suas poupanças, a reduzir prestações de crédito e a baixar os prémios de seguros. Tudo para que as sua resoluções de Ano Novo de poupança seja um sucesso.