Skip to main content
pesquisar

Vamos dar inicio a uma série de artigos sobre planeamento financeiro com o objectivo de simplificar a sua vida financeiro e fornecer-lhe recomendações essenciais para organizar e planear a sua vida financeira com vista à sustentabilidade e equilíbrio financeiro.

Segundo o Wikipédia, Planeamento financeiro é uma ferramenta de administração financeira que consiste no processo de organização financeira realizado através do reconhecimento da situação financeira actual, junto com a determinação dos objectivos onde se quer chegar, e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar esses objectivos.

Desta definição concluímos facilmente que planeamento financeiro tem seu foco no seu momento actual, isto é, a sua situação financeira actual, e pretende que estabeleça um compromisso (objectivos) sobre qual a situação financeira desejada.

Basicamente estabelece um plano para que a sua vida financeira evolua do ponto A para o ponto B e sobre esta evolução vamos fornecer algumas recomendações ao longo da nossa série de artigos para que possa identificar todos os passos que necessita de efectuar para determinar seu ponto A e descobrir ou redescobrir qual o seu ponto B desejado.

planeamento financeiro

Planeamento Financeiro É Estabelecer Metas E Objetivos

Para começar a sua jornada através do planeamento de um vida financeira sustentável e equilibrada faz sentido que consiga visualizar para onde pretende ir, ou seja, qual o seu ponto B.

Esta visualização lhe dará informações e elementos para começar a estabelecer metas para a sua vida financeira. Todos temos metas e objectivos para a nossa vida, no entanto e apesar de possuirmos tais metas, nunca definimos um plano para as concretizar.

Não existindo plano, dificilmente conseguiremos alcançar o que desejamos, pois nosso foco não é suficientemente forte para nos motivar à acção.

Assim sendo, vamos partilhar algumas dicas que pode aplicar hoje mesmo para definir e planear as suas metas financeiras com vista à sua concretização.

Comece Por Estabelecer Metas

Fácil não é. Provavelmente até já tem essas metas estabelecidas à muito tempo.

Acredito… Mas hoje quero que as estabeleça novamente ou que as resgate e as torne visíveis na sua vida.

Pegue numa folha de papel e numa caneta ou lápis e comece a escrever a sua declaração de compromisso financeiro.

Anote quais as metas financeiras que pretende alcançar.Não pense muito. Escreva apenas as metas que são realmente importantes para a sua vida. Que vão trazer resultados positivos e que o vão fazer se sentir motivado e grato com a sua vida assim que as concretizar.

Conhecer o seu objectivo e planear como o vai alcançar é fundamental para o seu sucesso financeiro.

Imagine que escolheu para sua vida profissional ser capitão de um navio. Se partir para a sua viagem sem saber o seu destino nunca irá conseguir chegar ao destino.

Na sua vida financeira você precisa de saber para onde quer ir para conseguir analisar e traçar um plano para lá chegar.

Definir as suas metas financeiras o irá ajudar atingir os seus objectivos financeiros, permitindo que o faça sabendo o percurso que irá tomar, antecipando obstáculos de forma segura e equilibrada.

planeamento financeiro

Mantenha-se Focado nos seus Objetivos

Assim que a sua meta estiver clara na sua mente é importante que mantenha o foco na sua meta e nos objectivos que tem de concretizar.

Simples atitudes e comportamentos podem influenciar todo o seu processo de planeamento financeiro.

Assim sendo, comportamento gera comportamento. Assim que souber claramente suas metas e objectivos é hora de materializar o seu plano.

Manter o foco e medir é assim fundamental para o sucesso.

Metas SMART Para a sua Vida

No nosso artigo sobre como definir objectivo inteligentes para alcançar quase tudo o que deseja para a sua Vida, explicamos a importância de estabelecer objectivos SMART.

Basicamente explicamos que os seus objectivos necessitam de ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais.

Segue um pequena descrição do que por lá escrevemos:

  • Especifico – o mais concreto possível. Tão concreto que qualquer pessoa ao saber qual o seu objectivo é capaz de o visualizar claramente;
  • Mensurável – quantificável. Capaz de ser medido. Lembre-se da seguinte citação: O que não pode ser medido não pode ser gerido. Você vai precisar de saber em que fase se encontra na concretização do seu objectivo e quando o mesmo é alcançado e isso só é possível se o seu objectivo for mensurável.
  • Atingível – é certo que os objectivos dos seus sonhos deverão ser ambiciosos. Na verdade pretende-se que o seu objectivo seja ambicioso pois só assim ele será motivante. Todavia, que não seja demasiado ambicioso, pois poderá se tornar inatingível. Lembre-se do exemplo do Dr. Miguel Lucas bem acima.
  • Realista – recursos. Possui recursos para atingir o seu objectivo. Ele está dentro das suas possibilidades, capacidades e habilidades. Sente-se motivado para o alcançar? Ele faz sentido na sua vida?
  • Temporal – quando pretendo o alcançar? Atenção, não existe um dia destes… Quero saber o dia especifico em que pretende concretizar o seu objectivo. Só assim você assume o compromisso e a responsabilidade de trabalhar para o alcançar.

É importantes clarificarmos um pouco os objectivos SMART do ponto de vista do planeamento financeiro.

O procedimento de definição de metas pressupõe que as mesmas obedeçam aos critérios SMART, isto é, que as suas metas e objectivos sejam relevantes e que definam prioridades na sua vida financeira.

Isto é importante na hora de tomar decisões financeira.

Se o seu objectivo é relevante, faz sentido para a sua vida, revela uma prioridade que você precisa de alcançar, então está no caminho correcto para que o seu objectivo tenha relevância para a sua vida.

Na prática, ele reúne condições para se tornar especifico e objectivo, do tipo, poupar para adquirir um casa própria ou até para pagar a educação superior dos seus filhos.

De igual modo, quando o seu objectivo se torna relevante e especifico na sua vida, a sua objectividade atribui potencial de monitorização. Deste modo, o seu objectivo torna-se mensurável, do tipo, vou necessitar de 100 000 euros para comprar casa própria.

Ao quantificar o seu objectivo, você determina o Ponto B, ou seja, a chegada para a concretização da sua meta. Permitir-se visualizar o ponto B é permitir-se à acção.

Esta permissão leva-o a uma nova reflexão sobre a sua meta. O meu objectivo e meta é atingível e realista ou simplesmente está fora do meu alcance?

É aqui que a grande maioria das pessoas perdem o foco sobre as suas vidas financeiras. Elas simplesmente não conseguem criar condições para que as suas metas sejam realistas e atingíveis.

Por exemplo, comprar uma casa própria pelo valor de 500 000 euros pode não ser realista e atingível tendo em conta a sua situação actual, no entanto, você pode sempre se focar em comprar um casa por um valor inferior e ir criando condições para que a sua vida financeira adquira capacidade para voos mais altos.

Um passo de cada vez ajuda-o a criar motivação para o seu objectivo, e por outro lado, ajuda-o a manter o foco em relação à sua meta.

O importante é começar. Não vale a pena pensar em poupar 100 000 euros durante 10 anos e não estar disposto a poupar todos os meses pelo menos 800 euros.

Para finalizar, pode verificar a existência de um prazo (10 anos) o que torna o seu objectivo e meta temporal.

Quando está planear financeiramente deverá ter sempre presente os objectivos SMART. Eles lhe darão pistas sobre o que necessitar fazer e ajustar para tornar os seus objectivos realistas e alcançáveis.

planeamento financeiro

Analise o seu Perfil Financeiro

Poderá não fazer muito sentido dedicar uns minutos do seu tempo a analisar o seu perfil financeiro, principalmente quanto estamos a falar de planeamento para o futuro.

Todavia, saber qual o seu perfil financeiro poderá o ajudar no cumprimento das suas metas, ou até em saber se as metas que neste preciso momento está a escrever no seu papel fazem realmente sentido para a sua vida.

Muitas pessoas passam a vida a acumular dinheiro e conseguem alcançar quantidades incríveis de dinheiro, todavia, constatam, no final da linha, que dedicaram os melhores anos das suas vidas a alcançar algo que não acrescentou valor às suas vidas. Na prática, descobrem que mais dinheiro não significou mais felicidade.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre o que realmente importa para a sua vida pessoal e o que realmente importa para a sua vida financeira.