Skip to main content
pesquisar

Sabia que através da declaração de IRS se pode ajudar uma instituição do terceiro sector (sector social) de forma simples e sem custos? Na verdade, 18% das pessoas não sabe que isso é possível (segundo um estudo desenvolvido pela GFK em 2018).

Consignação de IRS

Já há quase 20 anos que existe esse apoio – a consignação do IRS – e faz diferença na gestão de muitas instituições sociais. Esta forma de apoio ao terceiro sector (sector social) tem vindo a ganhar importância na construção do orçamento anual das várias instituições, assegurando uma parte significativa do financiamento da missão de cada associação.

Operação Nariz Vermelho

No caso da Operação Nariz Vermelho (ONV), a consignação do IRS representa já mais de um terço do seu orçamento anual e ganha uma importância significativa, uma vez que a ONV não conta com subsídios estatais e as suas receitas dependem apenas do apoio da comunidade. A ONV oferece os seus serviços a 17 hospitais públicos, visitando, através de uma dupla de Doutores Palhaços (artistas profissionais com formação intensiva), mais de 100 serviços de pediatria.

Mas mesmo assim, ainda há 61% das pessoas que não fazem a consignação do IRS (segundo o mesmo estudo da GFK).

Porque fazer a consignação do IRS?

Aqui ficam 10 razões para pensar em fazer a sua consignação de IRS:

  1. É muito fácil: uma cruz e um número (no caso da ONV: 506 133 729).
  2. É rápido (depende apenas da rapidez de teclar: experimentei e pode demorar menos de 10 segundos, se a net não cair e se já souber o número. Pode ver no ponto acima, por exemplo).
  3. Não tem nenhum custo associado (0,5% do imposto apurado é entregue à associação escolhida, em vez de ir para os cofres do estado).
  4. É um momento de liberdade de escolha, pois cada um pode eleger a missão com a qual mais se identifica.
  5. É um direito, pois cada um pode eleger a missão com a qual se identifica.
  6. Faz a diferença na gestão das associações.
  7. Faz bem à consciência de cada um porque reforça o seu papel na comunidade
  8. É fácil (ver ponto 1)
  9. Não tem custos associados (ver ponto 2).
  10. O terceiro sector agradece e consegue alargar a sua missão.

Gostava de aproveitar para, em nome da Operação Nariz Vermelho, agradecer a confiança depositada pelas mais de 22.500 pessoas que colocaram uma cruz e o NIF 506 133 729 no campo 1101 do quadro 11 do modelo 3 do IRS no ano de 2020. Tudo faremos para continuar a merecer a confiança de todos!

consignacao-irs

Mais informação em https://www.narizvermelho.pt/

Rosária Jorge, Diretora Executiva da Operação Nariz Vermelho