Skip to main content
pesquisar

Se o Natal é uma época festiva, para que o seja para todas as pessoas então tem de ser um Natal Solidário. Faz sentido, não faz? Se a solidariedade é, felizmente, uma ideia cada vez mais enraizada na nossa sociedade porque não abraça a ideia de fazer deste Natal, um Natal Solidário? E se esta ideia se espalhar, esta Natal será certamente um Natal mais feliz para todos e quiçá a base para algo mais.

Se lhe agrada esta ideia, mas não sabe como o pode concretizar, nós ajudamos com algumas dicas

1 O que não usa pode ser o que outros precisam – doe e destralhe a sua casa

Separe a roupa que já não usa

Certamente que tem roupa em bom estado que já não usa. Ponha de parte e entregue numa instituição para fazer chegar a quem precisa. Faça o mesmo com a roupa dos seus filhos que já não lhes serve. É certo que para as crianças roupa não é prenda, mas já lá vamos.

Veja o que tem em casa e já não usa

Lembre-se que o que não usa pode ser útil a outros. Se tem duas máquinas de café porque não doar uma? Se tem em casa aquele quadro que lhe deram e nunca pendurou, porque não doá-lo? Liberta espaço em casa e vai certamente fazer outra pessoa feliz. Entregue também numa instituição de apoio a pessoas carenciadas.

Por cada brinquedo que entra em sua casa, sai um brinquedo com que os seus filhos já não brincam

Esta é uma boa ideia para incutir nos seus filhos a noção de solidariedade. Diga-lhe que há crianças que não têm brinquedos como ele tem, e partilhar é algo que deve de fazer pela vida fora. Incuta-lhe desde pequeno estes valores e está a criar um adulto solidário. Não só o brinquedo ganha uma nova vida, como vai fazer feliz uma outra criança.

2 Promova um jantar de Natal Solidário no seu bairro – “Quando comemos juntos, somos uns para os outros”

O filme “O Pub the Old Oak” tem este lema como base do filme. A frase traduz a ideia de que ao partilharmos refeições estamos a criar laços que se transformam em entreajuda ao longo do tempo. E isso não é solidariedade?

Já pensou que no seu bairro podem viver pessoas solitárias para quem o Natal não é uma festa, mas um tempo triste que acentua a solidão? E se mudasse isso tudo?

Vá falar com a Junta de Freguesia do seu bairro. Sugira que disponibilizem um espaço para um jantar de Natal solidário, onde cada um leva o que pode e todos partilham. Divulguem a ideia pelo bairro (com panfletos nas lojas ou distribuindo na rua). Angariem participantes. Convidem vizinhos e pessoas que sabem que moram sozinhas.

Lembre-se que “quando comemos juntos, somos uns para os outros”. Quem sabe um jantar de Natal solidário não se transforma num jantar semanal solidário e com isso cria uma rede de entreajuda para as pessoas do bairro. Ou seja, cria uma rede solidária no seu bairro.

Abrace esta ideia. E que seja um Bom Natal (Solidário) para todos nós.