Skip to main content
pesquisar

Ter um médico de família não dispensa ter um seguro de saúde. De facto, ter um médico de família é ter um médico que conhece todo o seu historial clínico (e preferencialmente o de toda a família) e que o pode ajudar sempre que dele necessitar. Mas ter um seguro de saúde é a certeza de que pode tratar de forma rápida e eficaz qualquer problema de saúde mais grave que tenha. Ou seja, podemos dizer que médico de família e seguro de saúde se complementam.

A importância de ter um médico de família

Um ´médico de família é um médico de clínica geral que o acompanha durante toda a vida criando consigo uma relação de confiança.

Conhece todos os antecedentes familiares (e por isso não os tem de repetir em todas as consultas a que vai, ao contrário do que acontece quando vai esporadicamente a um médico), sendo rápido na deteção de eventuais problemas de saúde. Sempre que seja necessário, encaminha-o para um médico de especialidade e pede-lhe exames. E aí que ter um seguro de saúde se revela importante.

A importância de ter um seguro de saúde

Se precisa de ter uma consulta de especialidade urgente ou fazer um exame médico o mais rapidamente possível, o mais certo é não o conseguir fazer no Serviço Nacional de Saúde. Assim, a solução é ir a um médico ou a um hospital privado. E para que o valor a pagar não seja exorbitante o melhor mesmo é ter um seguro de saúde.

Desta forma podemos afirmar com que ambos são complementares e benéficos para a sua saúde.

Mas a importância de ter um seguro de saúde não se fica por aqui.

Se não tem médico de família contrate já um seguro de saúde

Se se foi inscrever no seu centro de saúde e não lhe foi atribuído médico de família é certo que pode recorrer às consultas abertas que cada centro de saúde tem disponível. Mas como são poucas o mais certo é ter dificuldade em arranjar consulta.

Então seguramente que a sua decisão é recorrer a uma consulta privada. E claro, já sabemos que é cara.

Assim, o melhor mesmo é contratar um seguro de saúde. Este vai permitir-lhe aceder rapidamente a qualquer médico a um custo mais reduzido. E se for a um médico de clínica geral de quem goste e com o qual se identifique considere-o como o seu médico de família, Pode certamente fazer o mesmo por si que o médico de família do centro de saúde. E se fizer os exames médicos e análises no hospital privado onde dá este dá consulta, o médico tem acesso imediato aos resultados e inicia o tratamento mais cedo. O que é seguramente bom para a sua saúde.

Em conclusão

Ter médico de família e seguro de saúde são ambos importantes. Se em relação ao médico de família não o podemos ajudar, o mesmo não se passa quanto ao seguro de saúde. A Reorganiza tem uma equipa de especialistas ao seu dispor que gratuitamente o pode ajudar a escolher o melhor seguro de saúde que melhor se ajusta a si.