Skip to main content
pesquisar

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre liderança situacional, onde já abordamos a fase do controle e todas as características subjacentes a esta, vamos hoje abordar a fase da supervisão.

Relembrando o anterior artigo é de destacar que o líder que se aprisiona na fase do controle sem evoluir de acordo com a maturidade dos diversos elementos da sua equipa, irá sempre classificar a sua equipa como uma equipa de alto empenho e baixa competência.

Contudo o líder que evolui ao longo das diferente fases da liderança situacional sente uma capacidade adicional para se relacionar com a sua equipa e assim atingir resultados extraordinários em equipa. Possui ainda a capacidade de elevar os níveis de motivação da equipa e de os tornar em pessoas fantásticas criando um ambiente de trabalho fabuloso.

Liderança Situacional | Supervisão

O processo evolutivo do líder ao longo das diferentes fases da liderança situacional acontece sempre que este atinge a maturidade suficiente para acreditar nas capacidades e habilidades da sua equipa.

Do mesmo modo que o líder se torna mais maduro, também identifica a maturidade nos diferentes elementos da sua equipa, começando a identificar os que ainda necessitam de uma atitude de controle e os elementos que estão numa nova fase, ou seja, que necessitam apenas de supervisão nas suas tarefas.

Um líder na fase de supervisão possui a capacidade para identificar o desafio a vencer, estabelecer metas para esse desafio e apenas supervisionar os elementos com capacidade para os executar, elogiando as diferentes conquistas ao longo do plano.

Um líder neste estado procura por soluções junto da sua equipa e explica claramente porque toma determinadas decisões todas baseadas nas diferentes opiniões dos elementos da sua equipa.

Ele sabe que a sua equipa está numa fase onde possui alguma competência, mas os níveis de empenhamento estão a diminuir, por isso necessita de estruturar, controlar, elogiar, supervisionar, ouvir e facilitar.

Será a Fase Mais Adequada

A semelhança da fase do controle na liderança situacional, a supervisão não é por sí só o ideal da liderança, é sim, uma ferramenta capaz de motivar e levar equipas de trabalho a atingir resultados positivos e identificar elementos que estão num processo evolutivo contínuo e necessitam de entusiasmo para continuar a apresentar os resultados positivos esperados.

O líder que já consegue identificar os elementos da sua equipa que necessitam de supervisão, também já possui a capacidade para identificar os que ainda necessitam de controle, podendo assim alternar as diferentes fases e obter melhores resultados do que aplicando apenas uma fase da liderança situacional.