Skip to main content
pesquisar

Nos nossos últimos artigos sobre liderança situacional, onde abordamos a fase de controle e supervisão, verificamos que todo o líder evolui em função da maturidade da sua equipa e que o líder de sucesso tem que possuir a capacidade de se adaptar aos diversos cenários.

Basicamente, numa equipa, poderão haver elementos que tenham diferentes níveis de desempenho e de competência e estas diferenças tem de ser identificadas e geridas pelo líder.

O líder tem que saber, quais dos seus colaboradores necessitam de uma liderança baseada no controlo e quais os que necessitam de uma liderança com foco na supervisão.

No entanto, existem ainda outros colaboradores numa equipa que necessitam mais de orientação do que controle ou supervisão. Para estes colaboradores, o Líder, tem que saber agir através da Orientação.

Vamos então, abordar mais uma fase da liderança situacional, a orientação.

Liderança Situacional | Orientação

A Orientação em Liderança apoia-se muito nos conceitos de coaching, sendo que o Líder adopta uma postura de impulso de capacidades e habilidades junto dos seus colaboradores que estão em maturidade suficiente para este tipo de liderança.

Os colaboradores nesta fase de liderança, revelam uma alta competência nas tarefas que desenvolvem, no entanto, o empenhamento é variável, necessitando assim de motivação para elevarem o empenhamento.

O Líder quando identifica este tipo de trabalhadores, trabalha diretamente com eles, questionando-os e responsabilizando-os pelo sucesso da tarefa.

Basicamente ele orienta todo o processo, mas o colaborador tem que ser autor desse processo.

O líder deixa o colaborador tomar a iniciativa e apresentar ideias para resultados positivos e, nesta medida, ele atribui confiança, motivação, apoio, recursos, entre outros.

Todo o desempenho do colaborador é avaliando em conjunto com o líder.

Será a Mais Adequada

A semelhança das outras fases da liderança situacional, a fase da orientação por sí só não é eficaz, principalmente se o receptor não possuir a maturidade suficiente para desenvolver tarefas e responsabilidades por sua iniciativa.

O Líder, como foi dito anteriormente, terá de ser versátil e navegar ao longo das diferentes fases, aplicando o método em função do seu receptor e procurando a todo o momento atingir os melhores resultados possíveis.

Para o seu sucesso,