Skip to main content
pesquisar

Temos vindo a disponibilizar uma sequência de artigos relacionados com o tema da liderança nas organizações. Já defendemos a importância do exemplo na liderança, os 4 passos para uma liderança eficaz, as diferenças entre gerir e liderar, entre outros.

Todavia, nunca abordamos a liderança situacional através das diferentes fases existentes e como cada uma delas pode ser uma forma eficaz de liderar pessoas para alcançarem resultados positivos.

São quatro as fases de liderança situacional, nomeadamente, controle, supervisão, orientação e delegação. Antes de avançarmos é de notar que a grande maioria dos especialistas nestes campos, defendem um estilo de liderança dinâmico que circule em função da situação que está acontecer no momento.

Por exemplo, a liderança pela delegação nem sempre é adequada se o seu receptor não possuir maturidade suficiente para desempenhar as suas tarefas e funções. Como também não se poderá liderar pelo controle se o seu receptor possuir maturidade suficiente para desafios mais elevados, correndo o líder o risco de em vez de motivar, acabar por desmotivar e penalizar resultados possíveis.

Assim sendo, vamos hoje focar a nossa atenção na liderança pelo controle.

Liderança Situacional | Controlo

A liderança pelo controlo foi e ainda o é, na nossa sociedade, o estilo de liderança mais popular nas diversas organizações, não porque este seja o estilo mais eficaz mas porque é o estilo de liderança mais antigo na sociedade industrial.

Esta forma de liderar baseia-se na assimilação pelo líder de que a sua equipa receptora é de baixa competência e alto empenho. O líder acredita que os seus receptores não possuem capacidades e competências suficientes para atuarem com pro-atividade nas suas tarefas.

Assim sendo, o líder identifica o desafio a concretizar, estabelece metas e define papéis para a concretização desses desafios através de um plano de ação.

Ele toma a iniciativa na resolução do desafio e controla todas as decisões referentes ao plano de ação. Supervisiona e avalia o trabalho por perto e indica uma direção especifica baseada nas soluções e decisões que considera mais adequadas.

Será o Mais Adequado

Não existem resultados que depreciem a capacidade de alcançar resultados positivos através da liderança baseada no controlo, existem sim resultados alcançados por esta forma de liderar que a tornam popular.

O facto de esta liderança ser popular, tal não significa que ela não tenha vindo a sofrer pequenos ajustes em matéria de comunicação junto dos seus receptores.

Os líderes têm vindo a adoptar uma forma dinâmica de liderança, procurando evoluir pelas diversas fases em função da maturidade dos receptores. O que habitualmente acontece é o líder atuar como camaleão no controle, supervisão, orientação e delegação.