Skip to main content
pesquisar

A compra da Liberty Seguros pela Generali será provavelmente o maior negócio na área dos seguros em 2023, negócio que organizará duas grandes companhias de seguros, Tranquilidade e Liberty Seguros, sob uma liderança e rumo diferentes. Neste artigo vamos fazer um pequeno resumo das novidades em torno deste mercado.

A compra pela Generali

A Liberty Seguros, empresa europeia da Liberty Mutual, operava em Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte e foi adquirida pela Liberty Europa por 2,3 mil milhões de euros, um valor muito acima dos mil milhões de euros que eram inicialmente previstos, uma maior valorização que é justificada com economias de escala, redução de custos, otimização de IT e potencial de venda cruzada.

Com esta compra, a Generali adquire uma empresa com um rácio de solvabilidade de 330% no final de 2022, mais do triplo do limite regulatório de 100% e torna-se a quarta maior seguradora no ramo Não Vida em Espanha, reforça a segunda posição em Portugal, onde passa a ter uma quota de mercado de 22,3% e entra para o top10 na Irlanda. Por este motivo, a compra é vista pela Generali como um investimento estratégico em setores que acredita que, a médio prazo, voltarão a um equilíbrio técnico.

A transação, assessorada pelo Citigroup e Credit Suisse (como consultores financeiros) e pela Clifford Chance, Morais Leitão e Matheson (como consultores jurídicos) requer ainda a aprovação dos reguladores dos Estados Unidos, Itália, Irlanda, Espanha e também de Portugal, mas não se espera problemas de concorrência, não se esperando qualquer surpresa neste contexto. Além disso, a separação dos ativos e negócios da Liberty em cada mercado também está a ser estudada pela Generali, que adquiriu a empresa da holding europeia da Liberty Mutual.

O que podem esperar os consumidores?

Ainda não se sabem detalhes sobre o que se pode esperar em termos de estratégia em Portugal, sendo certo que serão encontradas estratégias de maior integração entre as empresas, gerando-se sinergias que tornem o Grupo bastante mais eficiente. Como em outras operações semelhantes, não são esperadas interrupções na forma como os serviços funcionam de qualquer uma dessas empresas, e caso exista algum problema poderá sempre contactar o Liberty Apoio ao Cliente que está disponível para responder a qualquer uma das suas questões.

E para os funcionários?

Também não se sabem os planos da empresa para as equipas e a sua constituição. No entanto, de forma pragmática, a junção de duas estruturas com sobreposições deverá implicar uma poupança de custos para o Grupo de empresas. No entanto, serão exploradas diferentes opções para a manutenção de postos de trabalho.

Vale a pena fazer seguros durante esta aquisição?

Não existe qualquer indício de uma quebra de confiança na área de seguros das empresas que estão envolvidas nesta aquisição, independentemente da resposta do setor ou sequer das autoridades que regulam a concorrência. Nesse sentido, se está a pensar fazer seguros com uma destas empresas não deve esperar surpresas. Aliás, a tendência será inclusivamente de maior competitividade.

Tal como já mencionado, caso tenha alguma questão, pode sempre entrar em contacto com a empresa ou com os seus mediadores que poderão assegurar diretamente todas as questões que tenha, bem como tranquilizá-lo em relação à solidez da mesma.