Skip to main content
pesquisar

Quem tem uma carteira de investimento talvez já tenha concluído por algumas vantagens de dispor de liquidez. Neste artigo vamos listar estas vantagens e expor a importância dos depósitos a prazo numa carteira de investimento.

Importância da alocação de ativos

Uma carteira de investimentos deverá ser estruturada tendo em consideração um conjunto de critérios, nomeadamente a apetência ao risco e o horizonte temporal de investimento. Partindo daí, é fundamental definir a alocação que fazemos a determinados ativos, podendo ser:

  1. Obrigações e produtos de rendimento fixo, a porção da carteira que irá dar alguma estabilidade (por via do cupão) e maior segurança, na medida em que existe uma maturidade do investimento e um conjunto de garantias que protegem o investidor;
  2. Ações, a porção da carteira que se destina a valorizar com o tempo. Uma componente mais arriscada e que deve ser bem diversificada em termos de setores e geografias;
  3. Imobiliário, uma componente muito popular em Portugal, com muitos investidores a disporem de imóveis para arrendamento.

As ações e as obrigações devem ter o principal peso numa carteira de investimento, sendo a porção relativa de cada um dependente da apetência ao risco. Por exemplo, investidores que estão mais dispostos a arriscar podem ter perto de 100% em ações, ao passo que investidores mais conservadores devem apostar em ter a maioria da carteira em obrigações. Os restantes ativos, como imobiliário, matérias-primas ou mesmo criptomoedas servirão como agente de diversificação.

Porque devemos dispor de liquidez na carteira?

A carteira de investimento diversificada deverá dispor de uma porção em liquidez por 3 motivos:

  1. Fazer face a necessidades de liquidez imediatas e inesperadas (acontecem, embora devam ser evitadas ao máximo, investindo apenas o capital que não precisamos);
  2. Aproveitar oportunidades de investimento, seja pela queda de mercado ou mesmo pela queda de um determinado ativo que fica “em saldos”;
  3. Otimizar a relação risco/retorno, porque dispor de ativos “sem risco” e com um rendimento garantido permite otimizar minimizar o risco por unidade de retorno (um conceito teórico que iremos desenvolver noutro artigo).

Onde aplicar a liquidez?

Publicámos um artigo recentemente exatamente sobre alternativas para a aplicação da liquidez, se bem que no contexto do fundo de emergência. Nesse artigo abordamos ativos como os depósitos a prazo, os certificados de aforro ou mesmo os seguros de capitalização. No entanto, falando de uma carteira de investimento, onde deveremos dispor de liquidez imediata e facilmente acessível, talvez faça mais sentido optar pelos depósitos a prazo no banco onde tem a sua carteira de investimento.