Skip to main content
pesquisar

Se a Autoridade Tributária Aduaneira efetuar o pagamento dentro de 20 dias tal qual aconteceu no ano anterior, muitos contribuintes já devem ter recebido o reembolso de IRS. Para muitos é um 15º mês de salário, para outros será apenas o 13º mês, todavia é um montante extra que entra na casa de inúmeras famílias.

Utilizar corretamente este dinheiro extra, pode significar, em períodos de comprovada instabilidade económica, a diferença entre estar preparado para o imprevisto ou simplesmente estar sujeito a dificuldades inesperadas. Assim sendo, deixo-vos aqui 3 formas inteligentes para utilizar o seu reembolso de IRS.

Reforce o Seu Fundo de Emergência ou Crie Um

Estar prevenido é melhor que remediar. O reembolso de IRS pode significar o reforço da tranquilidade financeira que necessita. Independentemente do valor do reembolso ele pode significar um, dois ou mais meses de custos fixos garantidos e assim, prevenir eventuais emergências ou situações inesperadas que poderão acontecer.

Se ainda não sabe o que é um fundo de emergência, consulte o artigo porque deve constituir um fundo de emergência e o artigo 4 formas simples de poupar dinheiro para o seu fundo de emergência.

Faça uma Amortização dos Seus Créditos

Independentemente de encontrar diversa informação sobre se deve ou não amortizar os seus créditos o efeito psicológico de viver sem créditos é muito mais compensador de qualquer estratégia racional que envolva este tipo de tomada de decisão. É certo que o efeito de uma pequena amortização nos seus créditos não é facilmente perceptível no seu encargo financeiro, no entanto, a sensação da declaração de guerra aos seus créditos é motivadora e encorajadora para novas amortizações futuras.

Se por ventura a sua estrutura em finanças pessoais encontra-se satisfeita porque não criar uma estratégia para acabar com os seus créditos e assim consolidar o seu objectivo à liberdade financeira.

Acabe com a Divida nos Cartões de Crédito

Presentes na maioria das carteiras, os cartões de crédito tem sido um excelente amigo da gestão de liquidez mas também o tem sido um sufoco na gestão das finanças de inúmeras famílias.

O efeito do descontrolo na utilização do cartão de crédito é demasiado penalizador e quando tal acontece é de grande dificuldade ultrapassar tal cenário. Aproveitar o reembolso para acabar com a divida do cartão de crédito significa poupar mais de 15% em juros e em muitos casos é poupar 25%.

Definitivamente é uma boa decisão liquidar a divida do cartão do cartão não só pelo efeito emocional como também pela poupança de juros.