Skip to main content
pesquisar

Equipas motivadas são de facto mais produtivas. Neste sentido, é fundamental que os líderes criem mecanismos para que cada individuo alcance o máximo do seu potencial produtivo, evitando alguns erros frequentes.

Os erros mais comuns dos lideres ocorrem normalmente devido à falta de conhecimento, maus hábitos ou devido ao stress. Erros esses que têm um impacto enormíssimo na motivação e desempenho de uma equipa.

Equipas desmotivadas têm consequências graves, tais como, o aumento das taxas de absentismo e uma óbvia diminuição da produtividade.

Conheça alguns dos erros mais comuns dos líderes, para que possa evitar cometê-los.

Falar no Singular

Quando comunicar com a sua equipa evite falar no singular, ou seja, em vez de utilizar “Eu” ou “Vocês”, utilize antes o “Nós”.

O “Nós” transmite uma ideia de uma verdadeira equipa unida.

Fazer Repreensões em Público

Sempre que tiver de fazer uma repreensão ou um advertimento a algum elemento da equipa evite fazê-lo em público. Faça-o de forma individual e sendo o mais discreto possível.

Fazer Julgamentos de Valor

Deve fazer destinção entre o profissional e o pessoal. Evite fazer comentários da vida pessoal do individuo, deve citar apenas erros estritamente profissionais.

Estar Indisponível

Não ter tempo para a sua equipa é um erro craço. É muito importante ser um lider presente e criar laços de amizade e companheirismo com todos os elementos da equipa.

Não dar Feedback Sobre o Desempenho

É importante dar sempre feedback do desempenho da equipa e de cada elemento individualmente. Quando o feedback não é positivo é importante transformar esse resultado num alerta para que o individuo em causa possa superar e aprender com o erro de forma construtiva.

Não Motivar a Equipa

Existem várias formas de manter a sua equipa motivada, normalmente as pessoas gostam de novos desafios, aprender coisas novas, desenvolver os seus talentos, gratificações financeiras, promoções ao nível do seu estatuto profissional, etc… Cabe-lhe a si conhecer bem cada elemento da sua equipa e mantê-la motivada.

Não Estimular os Elementos da Equipa a Sair da Zona de Conforto

É importante criar mecanismos que desenvolvam confiança para que os elementos da equipa se sintam seguros e apoiados para enfrentarem novos desafios e assumirem os respectivos riscos.

Para o seu sucesso,