Skip to main content
pesquisar

Ao longo da sua vida enquanto profissional irá ter diversas oportunidades para se destacar pela atitude positiva com que encara o seu dia-à-dia profissional. Essas atitudes dirão que tipo de postura adopta perante as suas tarefas, desafios e irão dizer se possui perfil para gerir ou liderar.

Irá possuir oportunidades diversas para se revelar e alcançar a excelência, mas, por vezes não as toma porque considera que só devem ser tomadas por líderes ou gestores que já se encontram nesses lugares.

Poderá estar a desperdiçar oportunidades para se superar demonstrando perante todos e a sí próprio, que possui perfil para voos mais altos na sua vida profissional.

O conceito é simples. Quem decide as promoções não adivinha qual o funcionário que possui perfil para gerir ou liderar, mas sim reúne toda a informação passada de funcionários que se destacaram e que revelaram perfil para gerir ou liderar.

Assim sendo, saiba quais as diferenças entre gerir e liderar para que, sempre que decidir se destacar profissionalmente, adopte o estilo mais adequado com a cultura da empresa onde trabalha.

Gerir

O gestor nem sempre possui capacidades para liderar, não porque esteja impedido de o fazer, mas porque não desenvolveu a inteligência emocional que define um líder.

Um gestor está moldado para planear e orçamentar de forma metódica valorizando os indicadores numéricos em detrimento do capital mais importante de uma organização, a força de trabalho.

Um gestor possui capacidades organizativas acima do normal e consegue distribuir tarefas de forma célere e eficaz. Consegue resolver problemas sem grande dificuldade e tem uma capacidade técnica acima do normal.

Liderar

Um líder na sua essência é um libertador, tal qual Max Pree o classifica. Ele consegue libertar as pessoas para fazerem o que delas se exige, da maneira mais eficiente e humana possível.

Um líder dá direção e alinha as pessoas para objectivos comuns, para a missão e visão da empresa. Um líder é um motivador e um inspirador. Ele foca-se na motivação das pessoas para que estas consigam alcançar resultados positivos.

O Ideal

Nos nossos dias a gestão e a liderança são exigidos a todos os profissionais que aspiram voos mais altos.

É exigido que sejam gestores e líderes, ou melhor, que sejam líderes eficazes. Líderes que não só reúnam características de gestores excelentes mas também de líderes inspiradores.

Um líder eficaz tem que Saber Ser, Saber Estar e Saber Fazer. Assim sendo deixo-lhe aqui uma artigo que lhe irá abrir horizontes para o sucesso: O Poder do Foco.

Para o seu sucesso,