Skip to main content
pesquisar

O inicio da relação com os bancos começa através da conta à ordem e, regra geral, também as comissões surgem com este envolvimento. Existem comissões aceites, como por exemplo, a anuidade do cartão de débito ou o custo dos cheques, no entanto, existem outras que podem ser claramente evitadas através de simples procedimentos.

Assim sendo, considere aplicar as 4 Dicas para Poupar 150 euros na Conta à Ordem por Ano e verá que o seu dinheiro crescer ao fim do ano.

1# Conheça o Que Precisa de Facto

Quando estamos no processo de abertura de conta é função do funcionário o aconselhar sobre diversos produtos e serviços, sempre com o objectivo de abrir o caminho à fidelização e a um serviço global. O cartão de débito é o primeiro conselho, mas, em função do discurso rapidamente lhe propõe um seguro acidentes pessoais ou saúde e até mesmo um cartão de crédito.

Se não necessita de nenhum deste produtos não faz sentido adquirir, pois irá suportar em média 30 euros anuais que não lhe trarão qualquer utilidade. Saber o porquê e para quê necessita da sua conta à ordem é fundamental para estipular quais os serviços que pretende utilizar e eliminar serviços desnecessários, o que possibilitará a constituição de uma poupança bastante simpática.

2# Pergunte Sempre Se o Seu Banco Tem a Melhor Oferta Para o Seu Caso Específico

Há já algum tempo atrás publicamos dois artigos sobre as despesas de manutenção e o custo dos cheques onde foi possível verificar que existem bancos com excelentes condições. É verdade que os dados poderão não estar atualizados, no entanto, as dicas de poupança certamente ainda estarão válidas.

Todos os bancos possuem uma estratégia para os potenciais clientes, quer seja através de serviços grátis ou ofertas a novos clientes. Assim sendo, questione o seu banco sobre quais as vantagens de ser cliente e verifique também outros bancos com vantagens existentes.

Nem que seja, a oferta da anuidade do cartão de débito, a poupança já será em média 7 euros, pelo que faz todo o sentido analisar as vantagens dos bancos em função das suas necessidades

3# Para Poupar Dinheiro Diga NÃO às Comissões de Manutenção

Este tipo de cobrança pelo serviço do banco é a que mais pesa no orçamento do cliente, pois, em média esta comissão ronda os 60 euros ano distribuída por 4 trimestres. Alguns bancos oferecem a possibilidade de isentar este tipo de comissão, quer seja, através da domiciliação do seu ordenado ou pensão, manutenção de saldos médios e ainda se for jovem ou reformado.

É certo que para quem pretende ter mais do que uma conta à ordem, será mais difícil corresponder aos critérios de isenção, no entanto, cabe ao leitor analisar se compensa suportar este encargo pela dispersão de contas à ordem.

Se não temum ordenado para domiciliar e considera que será difícil efetuar a manutenção do saldo médio deverá questionar o seu banco sobre que outras possibilidades possui ou então considerar abrir conta num qualquer banco online.

4# Cuidado Com os Movimentos no Balcão

Se reparar atentamente nos preçários disponíveis ao balcão ou nos sites dos bancos os quais possuem uma estrutura normalizada de acordo com as recomendações do Aviso do Banco de Portugal n.º 8/2009 verifica que os mais comuns atos de balcão, como por exemplo, um levantamento, uma transferência ou um pedido de extracto adicional possuem encargos significativos.

Se concordar com este tipo de comissões, considere que dois simples movimentos mensais de levantamento, custarão mais de 36 euros ano que se somar um pedido de extracto e uma transferência todos os trimestres totalizam mais de 56 euros por ano este pequenos serviços.

Utilize os canais complementares, como por exemplo, o multibanco e serviço online para levantamentos, transferências e consultas de extracto, regra geral, são grátis ou de custos reduzidos.

Não é difícil poupar dinheiro nas comissões bancárias. Tenha sempre em atenção que o seu banco é um “centro comercial” com comerciais a tentar vender-lhe o que puderem. Daí sugerirmos muita cautela e uma postura permanente de corte de custos.

O Que Vai Fazer à Sua Poupança?

Depois de poupar dinheiro com estas comissões, é tempo de decidir onde aplicar. É certo que €150 podem parecer pouco dinheiro mas se poupar mais dinheiro noutros sítios (seguindo 30 dicas de poupança) poderá sempre aplicar o dinheiro nos certificados de aforro e ganhar ainda mais dinheiro com juros.