Skip to main content
pesquisar

Com a chegada da época natalícia certamente que todas as dicas para poupar nas prendas de Natal são bem-vindas.

De facto, embora esta época seja de festa, é também uma altura em que faz contas às prendas que tem de dar e ao dinheiro que tem disponível para o fazer. Sobretudo se a sua família é grande e se existem crianças. E porque o Natal é para as crianças e as quer ver felizes tenta sempre dar-lhes as prendas que colocaram na carta ao Pai Natal, o que pode ser um sufoco para o seu orçamento. E claro, há sempre aqueles amigos a quem quer dar algo, já para não contar com a família mais próxima.

Mas como fazer o orçamento “esticar”? Já diz o ditado popular “quem não tem cão, caça com um gato”, ou seja, se o orçamento é apertado, vamos lá arranjar soluções. E com as nossas dicas vai conseguir fazê-lo.

1 Para a família pense em prendas úteis e sustentáveis

Comprar prendas para a família pode ser uma dor de cabeça. E o pior é que têm de ter talão de troca, não vá dar-se o caso de quererem trocar. E como há sempre essa possibilidade, até se estiver sem ideias, compra a primeira coisa que vê e pensa que podem gostar.

Mas existe outra opção: comprar o que cada um realmente precisa. E sobretudo coisas úteis. Aborde-os indiretamente e tente saber o que realmente precisam: aquela cafeteira elétrica que se estragou, o cascol para os tempos frios, os acessórios para as garrafas de vinho. Lembre-se que se não receberem como prenda mais tarde vão comprar. Por isso se souber o que necessitam (ou gostavam de ter) encontra o produto ideal e a preços acessíveis à sua carteira.

2 Para os amigos aquele presente especial

O que dissemos para a família é válido para os amigos. Pense no que cada um gostaria de ter. Se o fizer ficam a saber o quanto a amizade entre ambos é valorizada por si.

3 Para as crianças tente ajustar as suas expetativas

Para as crianças conte que peçam o brinquedo ou jogo da moda que vêm na televisão e que os amigos têm. Aí tem de gerir as expectativas deles com o seu orçamento. Mas talvez consiga comprá-los barato. Já dizemos como.

4 Se não precisa de talão de troca recorra a sites de venda em produtos em segunda mão

Se a sua mãe quer mesmo uma máquina de costura tem de comprar na loja? Talvez não. Pesquise se está disponível em sites de produtos de segunda mão (como a Vinted ou o OLX) em estado novo e nunca usado. A probabilidade de fazer um bom negócio e ao mesmo tempo um brilharete na noite de Natal é grande.

5 Vá a lojas como a Tiger e a Normal para ter ideias de presentes

Dê uma volta por lojas deste tipo (e há várias), e veja se encontra algum presente que seja o ideal para as pessoas a quem quer dar prenda este Natal. Pode encontrar e em conta, o que é certamente uma boa ajuda para o seu orçamento

6 Procure os brinquedos em sites de segunda mão

Esta é a dica que mais gostamos. Se o seu filho quer um determinado brinquedo, ou jogo da Playsation, por exemplo, veja o preço na loja e depois procure em sites de segunda mão. Existem novos (e selados) à venda a preços baratos. Ou porque receberam em duplicado ou porque não gostam, muitas vezes são postos à venda a preço muito mais baixos do que o valor de venda em loja.

7 Não compre por impulso

Esta é outra dica. A menos que esteja mesmo seguro de que é o presente ideal para aquele seu amigo, não compre por impulso. Use a regra das 72 horas. O seu orçamento agradece e o seu amigo também.

Em conclusão

Esta não tem de ser uma época de desequilíbrio para o seu orçamento familiar. Com as nossas dicas pode ser seguramente poupar nas prendas de Natal. Connosco as suas finanças estão em boas mãos.