Skip to main content
pesquisar

Deve-se pensar na reforma antes dos 30? Se sim, como e por onde devemos começar? Esta e outras questões foram abordadas nas conversas Activo, do ActivoBank pelo nosso Diretor Geral, João Morais Barbosa.

 

Porquê pensar na reforma?

O tema da reforma é um tema que trabalhamos bastante na Reorganiza. Pela experiência de formação e contacto com as pessoas vamos percebendo que são poucas as pessoas que contam ter uma reforma como lhes foi prometido. Apesar da maior noção quanto aos riscos futuros, o esforço de poupança de longo prazo não é uma realidade. Vamos continuar a batalhar por um maior desejo de poupança e de investimento para esta finalidade, pois queremos que os reformados portugueses possam ter o merecido descanso após muitos anos de trabalho.

Porquê começar o quanto antes?

Sabia que se começar a poupar logo no início da sua vida ativa, o esforço de poupança será muito menor para atingir os seus objetivos? Quanto mais cedo começar a poupar mais cedo coloca em marcha o efeito dos juros compostos, o que fará com que consiga receber juros, sobre juros, sobre juros… Se não gostar de riscos, por outro lado, o investimento de longo prazo permite-lhe assumir menos risco mas manter grandes objetivos de poupança.