Skip to main content
pesquisar

Sente dificuldades em conseguir pagar os cartões de crédito? Nem sempre tem valor disponível na conta para pagar a prestação do crédito habitação? A prestação do crédito automóvel já tem que ficar para segundo, porque após isto tudo ainda tem de pensar como vai pagar o IMI? Estes sintomas não são apenas seus, infelizmente afetam muitas famílias, mas não se pode deixar afetar, porque felizmente tem solução.

Comece por Identificar o Problema

Antes de avançar para a solução é importante encontrar o seu problema. Para nós, que somos especialistas, é muito fácil olhar para um extrato e identificar os sintomas de dificuldade que estão a levar ao incumprimento, mas por vezes para quem está do outro lado não é tão fácil, porque aquele incumprimento já é normal, já faz parte da rotina e cada mês que passa mais normal se torna. Vamos dar-lhe 2 sintomas muito comuns que vão ajuda-lo.

Utilização Constante da Conta Ordenado

Acabou de receber o vencimento e a conta ordenado não saiu do negativo. Neste preciso momento já se encontra num estado de dependência, se por algum motivo o banco reduzir o valor a descoberto da conta ordenado, deixa de conseguir fazer face aos seus compromissos. Além disso, está todos os meses a pagar juros ao banco, a taxa de juro pode chegar a 18%, o que acaba por render todos os anos milhões de euros aos bancos, que poderiam ser poupados pelas famílias.

Utilização do Cash Advance

Pode não saber o que o que significa, mas certamente sabe o que é. Em certas alturas do mês dá muito jeito. A conta ordenado está no limite, mas o cartão de crédito ainda tem plafond disponível. É então que vai ao ATM e faz um levantamento, como se estivesse a utilizar o cartão de multibanco. A única diferença é que está a pagar 2 vezes por esse levantamento, paga porque está a utilizar o Cash Advance e depois ainda paga juros pelo valor utlizado.

Outra situação muito comum, onde o Cash Advance é utilizado, é quando vai ser debitada uma prestação, mas como a conta ordenado já está no limite, transfere o valor disponível no cartão de crédito para a conta ordenado. Mais uma vez, vai pagar 2 vezes pela utilização do Cash Advance.

E Quando Chega ao Limite de Crédito?

Depois de entrar neste ciclo, os problemas surgem quando chega ao limite do cartão de crédito ou dos cartões de crédito, e tem de pagar todos os meses valores avultadíssimos de juros, porque a taxa de juro dos cartões de crédito pode ultrapassar os 26%. Mais uma vez, os bancos acabam por ganhar todos os anos milhões de euros, que poderiam ser poupando pelas famílias.

Estes sintomas têm um custo muito elevado, e este custo é todos os meses refletido no seu orçamento familiar. Basta pegar nos seus extratos dos últimos 3 meses e verificar quanto dinheiro já deu ao seu banco, que poderia estar a poupar, para tirar aquelas férias que tanto deseja, para conseguir realizar os seus sonhos. Saiba como eliminar estas dívidas.