Skip to main content
pesquisar

Temos acompanhado com grande interesse as alterações constantes que o setor financeiro vive em Portugal. Depois dos anos loucos do crédito consolidado a crise veio fechar a torneira do crédito a partir de 2008. Os aventureiros que conseguiam crédito conseguiram-no com taxas de juro bastante elevadas, especialmente no crédito habitação onde os spreads chegaram a atingir 6%-7%

Será que o Crédito Habitação está de Volta?

Depois dos referidos spreads de 6%-7% e depois de alguma acalmia no mercado financeiro português, os bancos estão-se a focar e a batalhar pelo crédito habitação. O Crédito tem vindo a crescer fortemente, tanto no que toca ao crédito pessoal como ao crédito habitação.

Os bancos têm de emprestar dinheiro e irão começar pelos clientes ou pelas operações com mais garantias. Se quiser aprofundar este tema sugerimos que leia o nosso artigo “O crédito habitação está de volta?

O que fazer se tenho Spread maior do que 1.5%?

Se o spread do seu crédito habitação é superior a 1.5% estará na altura de encontrar uma alternativa. Se a sua situação profissional não se alterou para pior poderá estar em muito boas condições de conseguir reduzir os encargos com o seu crédito habitação atualmente.

Já vemos alguns bancos a dar crédito habitação com taxas abaixo de 1%. Não são muitos e não em todas as operações. Contudo, se tiver um aconselhamento credível e isento de custos não perderá nada em avaliar as suas possibilidades de poupar dinheiro no seu crédito habitação.

E se tiver mais Créditos para além do Crédito Habitação?

Se tiver mais créditos pode sempre procurar encontrar formas de reduzir prestações e com isto reduzir a sua taxa de esforço. Para além da folga financeira que conseguirá com a redução de prestações irá melhorar a sua qualidade de crédito e tornar novos pedidos de crédito (como o referido pedido de crédito habitação acima) mais fáceis de aprovar.

Nem tudo são Rosas!

Apesar do contexto económico estar a melhorar e do panorama no setor financeiro ser menos sombrio é necessário ter algumas cautelas. Destacamos a necessidade de fazer um diagnóstico financeiro rigoroso e de ter cuidado com os pedidos de crédito pela internet. Tudo para tomar boas decisões e para aumentar a probabilidade de ter uma boa experiência.

Simule o seu caso concreto