Skip to main content
pesquisar

Nos últimos anos têm surgido algumas ofertas bancárias de contas à ordem em moedas diferentes de euros. Neste artigo vamos falar-lhe das potencialidades de uma conta bancária em dólares dos Estados Unidos da América (USD).

Para quê ter uma conta em moeda estrangeira?

Com a crise veio o receio em torno do Euro e da solidez dos bancos na Europa. Com a crise veio também uma nova visão sobre a diversificação do risco, sendo que os Estados Unidos sempre foram vistos como um refúgio em situações de incerteza.

A questão em torno da detenção de uma conta em moeda estrangeira prende-se mais com o objetivo concreto. Quais os motivos que o levam a querer ter uma conta em USD?

  • Diversificar o risco?
  • Procurar outros níveis de retorno?
  • Eliminar o risco cambial de uma compra futura?

Como ganhar dinheiro em moeda estrangeira?

O investimento cambial é um investimento envolvo em muita incerteza. Não é fácil determinar se uma determinada moeda irá valorizar ou desvalorizar em relação a outra moeda. É também um mercado com enorme liquidez e muita informação disponível, pelo que as oportunidades de negócio acabam por ser mais limitadas. Dito isto, existe algo que pode fazer toda a diferença quando procura rentabilizar as suas poupanças, especialmente numa altura em que as taxas de juro na Europa estão tão baixas: o diferencial de taxas de juro.

Qual o risco de fazer um depósito a prazo em USD?

O principal risco que corre quem faz um depósito a prazo em moeda estrangeira prende-se com a desvalorização da moeda. Ou seja, se aplicar $5.000 USD e se o USD se desvalorizar face ao EUR, o investidor obtém o retorno percentual mas irá ter uma perda que se deve ao câmbio. É certo que o contrário também é verdade. Se o USD valorizar o investidor não só ganha o retorno percentual como ainda obtém um retorno cambial. Mas em ambos os casos assume o risco.