Skip to main content
pesquisar

Todos nós temos objetivos pessoais e profissionais que pretendemos alcançar. Objetivos esses que muitas vezes deixamos para trás ou até mesmo desistimos deles, devido aos nossos medos, ás nossas limitações ou porque temos dificuldade em definir uma estratégia eficaz para os alcançar.

Pois bem, é nesse sentido que pretendo deixar-vos aqui algumas dicas que vos podem ajudar de certa forma a realizar esses objetivos.

Defina o Seu Objetivo

Tenha presente que um objetivo é algo que o leva à ação. Algo que tem um propósito na sua vida pessoal ou profissional. Assim sendo, o primeiro passo é definir o objetivo que pretende alcançar. Não se preocupe se é um objetivo demasiado ambicioso, preocupe-se antes que ele seja alcançável e motivador.

Consciencialize-se

É fundamental tomar consciência do seu objectivo. É importante que reflita sobre o seu objetivo de forma concreta e objetiva, ou seja, pense na importância que esse objetivo tem para si e nos resultados que pretende alcançar quando o atingir. Por exemplo, imagine que o seu objectivo é fazer desporto de forma mais regular, neste caso, possivelmente o objetivo pretendido não é fazer desporto mas sim perder peso, fazer desporto seria o meio para alcançar o verdadeiro objetivo.

Responsabilize-se

Responsabilizar-se é determinante para alcançar o seu objetivo. Para se responsabilizar verdadeiramente, pense nos recursos que tem e nos que vai precisar para alcançar o seu objetivo, defina o que está disposto a fazer e como vai fazer. Quando tiver respostas para estas questões o caminho para a realização do seu objetivo tornar-se-á mais claro.

Comprometa-se

O compromisso intensifica a responsabilidade, por isso pense na forma mais eficaz e confortável de se comprometer e defina quando pretende ter o seu objetivo atingido, por exemplo, pode estipular uma data, partilhar o desejo de alcançar determinado objetivo com alguma pessoa ou, até mesmo, com várias pessoas o importante é que se sinta confortável com esse compromisso.

Comprometer-se é extremamente importante. E porquê? Vejamos um caso prático, por exemplo, O Manel diz à Maria – ” Maria um dia destes vamos casar!”, ora bem, um dia destes não existe no calendário e por isso, se não estipularem uma data concreta, o objetivo nunca será atingido.

Parta para Ação

Depois de: Ter o seu Objetivo definido, Ter tomado Consciência do quão é importante para si o alcance desse objetivo, Ter -se Responsabilizado e de se Ter Comprometido só falta mesmo partir para a Ação. Com o seu objetivo estruturado desta forma nada o impede de o alcançar!