Skip to main content
pesquisar

Está a procurar soluções de poupança sem risco e para o curto prazo e não sabe o que escolher? Ou está indeciso entre aplicar o seu dinheiro em certificados de aforro ou fundos de tesouraria? Neste artigo vamos falar das vantagens de cada uma destas aplicações para que possa tomar uma decisão mais informada.

O que são certificados de aforro?

A generalidade das pessoas conhece os certificados de aforro. Aliás, tem havido uma grande corrida a estas aplicações, pelo que certamente saberá o que são. De forma simples, ao aplicar dinheiro em certificados de aforro estará a emprestar dinheiro ao Estado em troca de uma taxa de retorno garantida.

O que são fundos de tesouraria?

Os fundos de tesouraria são fundos de investimento que aplicam o dinheiro de muitos investidores (particulares e empresas) em produtos de dívida de curto prazo. Por norma, investem em obrigações de Governos ou de empresas com prazos de devolução do capital até 12 meses, podendo também subscrever depósitos a prazo ou produtos de papel comercial.

Porquê investir em certificados de aforro?

Temos escrito bastante sobre certificados de aforro e defendemos este investimento porque é uma solução sem risco, com elevada taxa de retorno, com prazo de investimento mínimo de 3 meses e montantes mínimos e 100€. Assim, são produtos muito democráticos e que permitem às famílias portuguesas constituir poupanças de forma rápida e segura.

Porquê investir em fundos de tesouraria?

Os fundos de tesouraria são aplicações com um nível de risco também bastante reduzido (embora maior do que os certificados de aforro). Podem ser subscritos na generalidade dos bancos e podem ser movimentados de forma rápida (o prazo de resgate pode ser de 1 a 5 dias, na maioria dos casos). Sendo fundos de investimento, diluem o risco por um conjunto vasto de ativos já eles com pouco risco associado, o que permitem diversificar riscos de modo a procurar uma taxa de retorno um pouco superior.

Qual preferir?

Nos dias que correm, as características dos certificados de aforro tornam-nos um investimento altamente preferível aos outros investimentos com um nível de risco semelhante. Como estão vedados a empresas, os fundos de tesouraria costumam ser subscritos por estas, na busca de uma maior taxa de retorno para a aplicação dos seus excedentes de liquidez. Se for empresário, talvez seja preferível abordar o seu gestor de conta para negociar taxas de depósitos a prazo, pois há grande margem para reter liquidez, especialmente com a fuga de depósitos para os certificados de aforro.