Skip to main content
pesquisar

É já uma prática comum a maior parte das lojas e supermercados disponibilizarem aos seus clientes os vulgarmente conhecidos como “cartões de fidelização”.

Este tipo de cartão é, regra geral, gratuito e permite poupar umas boas dezenas de euros consoante o volume de compras que efetuar. Na realidade, estes não são mais do que uma estratégia de marketing para “angariar novos clientes e manter os já existentes”. Em outras palavras, o objetivo é fazer com que o cliente volte e não seja apenas um consumidor de “passagem ou ocasião”.

Feitas as contas, pode retirar algumas vantagens deste tipo de cartão ainda que existam alguns cuidados que deve ter na sua utilização. É isso que explicamos neste artigo.

4 conselhos para poupar com cartões de fidelização

Existem vários detalhes que o podem ajudar a poupar com estes cartões. No fundo, há que saber tirar partido das suas vantagens. Tome nota:

Não recuse cartões gratuitos

Se lhe oferecerem um cartão de fidelização sem custos, não hesite em aceitar (principalmente se for um estabelecimento que frequenta regularmente).

Não recuse cartões que funcionam como garantia

Há estabelecimentos em que o cartão funciona como garantia para o artigo adquirido e dão vantagens na hora de resolver algum tipo de problema ao nível da qualidade. Aproveite! Só tem a ganhar!

Organize os seus cartões

Tendo em conta que quase todas as lojas já oferecem cartões de fidelização, provavelmente terá imensos pelo que os deve organizar. Tenha na sua carteira do dia a dia aqueles que utiliza frequentemente (os de supermercado, por exemplo). Quantos aos restantes, guarde-os num sítio de fácil acesso. Existem porta-cartões que o ajudam a manter os mesmos organizados. Pense nisso!

Aproveite os cartões “tipo familiar”

Há cartões que dão a possibilidade de vários membros da família da família poderem usufruir das vantagens ao comprar naquela superfície. Mais uma vez, aproveite!

Cuidados que deve ter

Estes cartões de fidelização apresentam diversas vantagens, mas há que ter alguns cuidados. Por exemplo:

Verifique as suas condições

Ao aceitar o cartão, deve verificar sempre quais as suas condições. Tem custos? Quais as vantagens que confere? As vantagens são imediatas ou os benefícios acumulam em cartão? Informe-se primeiro!

Alguns cartões são de crédito

Alguns cartões de fidelização funcionam como cartões de crédito. Nestes casos, utilize-os apenas para compras de valores avultados (por exemplo, eletrodomésticos ou alguns equipamentos de eletrónica).

Cartões com pontos – compensa?

Alguns cartões funcionam com o chamado sistema de pontos. Ou seja, por cada compra que faz acumula “x” pontos que posteriormente lhe darão determinado desconto. Neste caso, verifique a frequência com que faz compras neste estabelecimento para perceber se tira vantagens do cartão ou não.

Quando pode usufruir das vantagens?

Conforme já referido, as vantagens nem sempre são imediatas. Verifique quando pode usufruir dos benefícios (seja do dinheiro acumulado ou dos pontos) – é no dia a seguir ou só quando atingir um determinado montante? Estes pequenos pormenores podem fazer a diferença!

Esteja atento às Apps e Folhetos online

Praticamente todas as lojas, hipermercados e outro tipo de superfícies com cartões de fidelização têm apps, onde é possível gerir o perfil de cliente e até usar um código QR ou de barras em vez do cartão e cupões. Esteja atento e verifique se tem algum cupão para descontar: poupa papel e tem tudo organizado num só sítio sem correr risco de esquecimentos. Só para citar alguns exemplos:

Leia os cupões e atenção aos prazos

Esteja sempre atento aos cupões que são emitidos quando faz uma compra: normalmente só podem ser usados em conjunto com o cartão e têm prazos de validade curtos. Isto acontece sobretudo em cupões de supermercados.

Outras vantagens dos cartões de fidelização

Nesta altura já deve ter percebido que os cartões de fidelização lhe dão descontos e que lhe permitem poupar. Mas como? Que tipo de descontos existem? Existem assim outras vantagens e benefícios que importa conhecer. Por exemplo:

Oferta no dia de aniversário

Se está fidelizado, no seu mês ou dia de aniversário vai ter direito a um cupão e/ou desconto extra.

Descontos exclusivos

Algumas marcas apenas dão descontos ou fazem campanhas que se aplicam a clientes com cartão de fidelização. Se é o seu caso, aproveite!

Acesso a parcerias com outros estabelecimentos

Alguns cartões (mais comum nos supermercados) têm parcerias com outras entidades. Por exemplo, o cartão poupamais permite:

  • descontar dinheiro (em compras no Pingo Doce);
  • ou acumular saldo para descontar em combustível (nos postos da BP aderentes).

Exemplos de outros cartões:

  • Cartão Continente (por exemplo, este cartão dá descontos em cartão, mas também cupões de desconto em combustível na GALP);
  • Cartão DecoProteste (neste caso, tem descontos nos estabelecimentos aderentes – em combustível, lazer, saúde, entre outras áreas);

Exemplos de outros cartões de Fidelização

Existem dezenas de cartões que lhe dão descontos e vantagens. A título de exemplo, e para perceber melhor como funcionam este tipo de cartões, indicamos alguns bem conhecidos e em diferentes áreas.

Como pode verificar, existem “n” estabelecimentos das mais diversas áreas que facultam cartões de fidelização que lhe conferem determinadas vantagens ou benefícios. Aproveite, mas tenha sempre atenção às condições e se compensa aderir.

Em suma, se quer poupar com estes cartões, é simples! Basta informar-se, ter alguma organização e consultar regularmente as apps (se for o caso) para verificar quando e como pode poupar.

Se ainda assim, não se sente seguro nestas matérias financeiras, fale connosco. A Reorganiza possui uma equipa de especialistas nas mais diversas áreas financeiras que lhe podem ajudar a tomar as melhores decisões. Com a nossa ajuda pode fazer uma melhor utilização dos seus cartões de fidelização e poupar anualmente dezenas de euros.