Skip to main content
pesquisar

No artigo anterior sobre diversificação do risco e diversificação de activos, onde abordamos dois conceitos que resultam num único resultado, identificamos o risco nos investimentos como a volatilidade ou o desvio padrão. Quando se fala em risco, a imagem que nos surge rapidamente nos investimentos é a redução do património, ou em linguagem popular, perder dinheiro. O impacto psicológico da possibilidade de perder dinheiro é extremamente elevado o que leva a grande maioria das pessoas a não investir em produtos de risco, pelo menos conscientemente

No entanto, ter percepção do risco num investimento é fundamental para a criação de uma estratégia com vista a sua diversificação, procurando nos produtos financeiros capazes de reduzir o risco global do investimento. Parece-me claro esta necessidade, mas será que a entendemos na sua totalidade?

Qual destas Carteiras de Investimento Escolheria?

Imagine que possui 50 000 euros para investir e que lhe são apresentadas as seguintes carteiras de investimento:

carteiras de investimento

Qual delas escolheria?

Provavelmente terá reparado que em termos médios o retorno anual de todas as carteiras de investimento em termos simples, é de 4%.

carteiras de investimento

Perante uma situação destas será, à partida, indiferente optar por uma carteira de investimento ou outra, pois todas oferecem o mesmo retorno anual médio.

Mas será que é mesmo assim?

Vejamos que optou por investir 50 000 euros em cada uma das carteiras de investimento anteriores. Ao fim de dois anos teria o seguinte cenário.

carteiras de investimento

Como pode verificar o valor futuro do investimento varia de carteira de investimento para carteira de investimento. Do mesmo modo, verificamos simplesmente que a carteira mais volátil é a carteira C, no entanto, em termos médios não apresenta maior retorno que qualquer carteira de investimento, apesar de contar com retornos anuais na ordem dos 16%.

Em termos compostos, verificamos que a carteira A possui o melhor retorno anual composto, o que revela, que carteiras menos voláteis devolvem maiores retornos compostos no longo prazo do que carteiras demasiado voláteis.

Vejamos o Resultado Final do seu Investimento

carteiras de investimento

Qual será a carteira com maior retorno e consequentemente menos volátil ou com menor risco?

Conclusões

Facilmente apuramos aqui que a diversificação do risco é importante no entanto uma diversificação dos activos assume maiores retornos compostos devido à possibilidade de optar por investimentos menos voláteis. No nosso exemplo é claro que diversas carteiras de investimento, apesar de possuir retornos anuais simples iguais, em termos compostos os retornos são bastantes diferentes.

Concluímos que muitas vezes o que parece não é. Daí a importância de conhecermos os produtos que estamos a comprar para evitar sermos prejudicados por ideias de investimento que mais não são do que formas do seu gestor de conta ganhar dinheiro em comissões.