Skip to main content
pesquisar

Temos que admitir, os cartões de crédito têm ocupado um lugar importante nas nossas vidas financeiras. Com o evoluir dos meios tecnológicos a utilização do cartão de crédito tem vindo a intensificar-se, quer via ambiente Web, quer através dos locais de pagamento disponíveis que se encontram em quase todos os estabelecimentos.

É certo, que um cartão de crédito também ajuda imenso nos momentos de aperto financeiro, criando liquidez no orçamento mensal, no entanto, também são o principal causador de endividamento excessivo. Como em tudo, existem benefícios e riscos e é através da gestão destas duas grandezas que poderemos obter os melhores resultados, dai ser necessário conhecer os benefícios e riscos do cartão de Crédito.

Benefícios

  • Conveniência e Segurança

Um cartão de crédito proporciona segurança porque elimina o transporte de dinheiro e ao facto de ser necessário assinatura ou PIN (código pessoal) para o utilizar. De igual modo é um meio de pagamento aceite na generalidade dos países e devido ao limite de crédito associado permite-lhe planear compras com maior facilidade.

  • Limite de crédito grátis

A generalidade dos cartões de crédito permite usufruir de um período de crédito grátis que ronda os 20 a 50 dias. Se possuir modalidade de pagamento a 100% pode utilizar fundos sem os possuir e liquidar no fim do prazo sem que haja lugar a pagamento de juros.

  • Programas de incentivos

É muito comum cartões de crédito com protocolos que permitem-lhe beneficiar de descontos, como por exemplo, descontos em combustíveis, restaurantes, lojas de vestuário, etc…

Também começam a existir cartões de crédito com programas de cashback, que lhe permite beneficiar da sua utilização, como por exemplo, receber 3% das suas utilizações mensais.

  • Histórico de Crédito

A utilização consciente e responsável de um cartão de crédito permite fornecer sinais positivos aos bancos e outras financeiras quanto à sua relação com o crédito, nomeadamente a nível de cumprimento e utilização.

Riscos

  • Ciclo da divida

Devido a facilidade de utilização e à possibilidade de possuir hoje tudo o que deseja os cartões de crédito têm tendência em aumentar os níveis de consumo levando-o a uma situação de crédito rotativo.

  • Pode prejudicar o histórico de crédito

Devido aos risco da utilização excessiva do cartão de crédito poderá incorrer em atrasos no pagamento da divida, penalizando o seu histórico de crédito enviando sinais contrários ao cumprimento.

  • Condições pesadas

Os cartões de crédito possuem condições gerais de utilização com condições pesadas que penalizam o utilizador sempre que este não cumpre com as obrigações estipuladas contratualmente, como por exemplo, extravio do cartão de crédito permite a cobrança de comissões (para ver como evitar as comissões leia este artigo) por colocação em lista negra e substituição do cartão. Outro exemplo é o atraso no pagamento do extracto permite a cobrança de comissão de atraso que ronda os 10 euros na maioria dos cartões.

  • Taxa de juro elevada

Se consultar as taxas máximas para crédito a consumidores publicadas pelo Banco de Portugal para cada trimestre, consegue verificar até onde poderá ir a taxa de juro dos cartões de crédito. Em média a taxa de juro de um cartão de crédito ronda os 16 a 20% o que revela um encargo considerável caso pretenda utilizar a linha de crédito para pagamento parcelados.

Dicas e Recomendações

Indiscutivelmente que é através da prevenção dos riscos associados que possuir um cartão de crédito pode trazer benefícios para o seu utilizador. Prevenir dos riscos é conhecer as nossas dicas cartão de crédito e ter sempre presente que só está exposto aos mesmos se não cumprir com as condições contratuais, como por exemplo, atrasar no pagamento da factura, danificar ou extraviar o cartão, não possuir pagamento a 100%, entre outros.

Seja responsável com o seu cartão de crédito e assista as nossas 3 regras fundamentais para a utilização do cartão de crédito.