Skip to main content
pesquisar

Quando contratou o seu seguro automóvel certamente englobou a assistência em viagem, a cobertura mais conhecida destes seguros. E a razão da sua decisão é obvia: se o seu carro avariar no meio da estrada, furar um pneu ou ficar sem gasolina pode chamar um reboque e resolver o problema.

Mas sabia que a assistência em viagem cobre muitas outras situações? Pois é verdade, existem benefícios associados a esta garantia que muitas pessoas desconhecem, e que o protegem a si e ao seu veículo em caso de acidente ou se adoecer durante uma viagem, mesmo no estrangeiro.

Para o ajudar, neste artigo vamos procurar identificar todos os benefícios para que possa usufruir destes em caso de necessidade.

1 Em caso de avaria durante uma viagem

Se for de viagem e tiver uma qualquer avaria que o impeça de continuar a viagem, desde uma simples falta de bateria a quebra do cabo de embraiagem por exemplo, contacte a assistência em viagem.

A seguradora irá enviar ao local um serviço de desempanagem que resolverá as situações mais simples. Mas no caso de não conseguir, um reboque levará o seu carro para a oficina que indicar (nos termos das condições gerais do seu seguro).

Se não tiver como se descolar a assistência em viagem ajuda

Quando o reboque levar o seu carro não se preocupe, não fica no meio da estrada. A segurador garante o seu transporte até casa ou ao seu destino (o que for mais perto). E no caso de estar acompanhado por mais do que uma pessoa pode mesmo providenciar um carro de aluguer.

Se estiver de ferias e a reparação demorar mais de um dia pode ficar num hotel

Quando terminou as férias e ia regressar a casa o carro avariou. Se a reparação demorar mais de um dia não se preocupe com os custos do hotel, estes serão por conta da seguradora até ao limite constante nas condições particulares.

2 Em caso de falta de gasolina

Ficar sem gasolina durante a viagem é sempre complicado, mas esta é mais uma das situações que a assistência em viagem pode resolver. Contacte-os e levarão até si o combustível que lhe permita chegar ao posto mais próximo.

3 Perdeu as chaves do seu carro? A assistência em viagem ajuda.

Se perder as chaves do seu carro (ou as deixar trancadas dentro do automóvel) chame a assistência em viagem. Irão rebocar o seu automóvel até ao concessionário que lhe resolverá o problema.

Também aqui se estiver fora de casa será garantido o transporte até casa ou local onde se encontrava de férias. E neste último caso, se perdeu no último dia de férias a estadia adicional também será paga pela seguradora até ao limite constante nas condições particulares.

4 Em caso de acidente durante a viagem

Se tiver um acidente durante a viagem os procedimentos serão os mesmos do que se tiver uma avaria. Tudo depende da gravidade do acidente. O serviço de desempanagem pode resolver as situações mais simples, ou caso de não conseguir, levará o seu carro para a oficina que indicar (nos termos das condições gerais do seu seguro).

Um motorista profissional conduzirá no caso de não estar em condições de conduzir

Se em resultado do acidente não puder (ou não for aconselhável) conduzir, desde que contemplado nas condições particulares, a seguradora providenciará o envio de um motorista profissional para conduzir o seu carro, se nenhum dos outros ocupantes o puder fazer.

5 Enquanto o carro está na oficina pode ter um carro de substituição

Nem todas as reparações por avaria ou acidente podem ser reparadas num dia. Assim, caso tenha incluído essa opção, a seguradora colocará à sua disposição um carro de substituição durante o período em que o seu estiver na oficina.

6 Em caso de doença ou acidente a assistência em viagem assegura o transporte para o hospital

Se adoecer repentinamente durante uma viagem ou se sofrer ferimentos num acidente contacte a assistência em viagem. Tratarão de chamar a ambulância que o levará ao hospital mais próximo.

Os gastos de hospitalização, despesas médicas e cirúrgicas, medicamentos, transporte de um acompanhante e respetiva estadia ficarão a cargo da seguradora, mesmo no estrangeiro.

No caso de estar no estrangeiro pode ser repatriado

Se o hospital autorizar o repatriamento, a seguradora cobrirá os custos do repatriamento sendo que durante o mesmo será medicamente acompanhado.

Se não puder ser repatriado a seguradora paga a estadia do acompanhante

No caso de ter de permanecer hospitalizado, a seguradora paga a estadia de um acompanhante que estiver consigo. Mas só até o limite das condições particulares do seguro.

Mas se tiver viajado sozinho, e se a hospitalização ultrapassar 10 dias, a seguradora paga a deslocação de um familiar para ficar junto a si. E paga também o alojamento até o limite das condições particulares do seguro

Atenção às condições do contrato (e exclusões) da assistência em viagem

O importante é ler atentamente as condições do seguro automóvel que vai contratar. Tenha em atenção ao que está efetivamente coberto e principalmente quais são as exclusões.

Note que não pode acionar a assistência no caso de acidente ou avaria no decorrer de uma prática desportiva ou de competição. Isto porque que a maioria das apólices exclui este tipo de atividades. Assim se cair durante uma corrida não poderá beneficiar das vantagens que referimos.