Skip to main content
pesquisar

Saber quais os aparelhos que temos em casa que mais gastam eletricidade, bem como conseguir reduzir esse consumo sem prejudicar a nossa qualidade de vida é uma ajuda preciosa na redução da fatura mensal da luz.

Numa altura em que os preços da eletricidade estão a subir, a inflação já se faz sentir e se começa a falar de uma possível subidas das taxas de juro (que irá ter impacto na prestação do crédito habitação) todos os pequenos gestos que possamos fazer para equilibrar o seu orçamento familiar são importantes.

Para si que definiu que 2022 irá ser o ano da poupança, neste artigo vamos dar uma ajuda na redução da fatura da luz.

Os aparelhos que gastam mais eletricidade

A primeira coisa a reter destes aparelhos é que só o simples facto de estarem ligados à corrente faz com que gastem energia.

Mas se há alguns que não podemos desligar da tomada, outros há que com o simples gesto de desligar da ficha, já estamos a poupar. E claro, não se esqueça que deixar o aparelho em stand-by não o desliga.

Mas existem alguns que nem imagina o que gastam só por estarem ligado quando o podia desligar. E é por esses que vamos começar

1 O carregador do telemóvel

Quantas vezes depois de pôr o telemóvel a carregar, o tira, mas deixa o carregador ligado à tomada? Se calhar vezes de mais. Mas sabia que basta estar ligado à tomada para o carregador estar a gastar eletricidade?

Mesmo que esteja ligado ao telemóvel já 100% carregado, irá consumir entre 1W a 5W por hora. Mas mesmo depois de tirar o telemóvel se mantiver o carregador ligado à tomada irá consumir 0,26W por hora. Convencido?

2 O carregador do computador portátil

O que dissemos quanto ao telemóvel também se aplica ao carregador do seu portátil. Depois de o ter carregado, desligue o carregador da tomada. E volte a ligar só quando estiver quase sem bateria. A sua carteira irá agradecer.

3 A cafeteira elétrica

Se é daquelas pessoas que adora usar a cafeteira elétrica pela rapidez com que tem água quente para fazer um chá, café ou mesmo cozinhar, sabia que só de a ter ligada na tomada está a gastar por hora o 1W? Desligue-a da tomada depois de a usar.

4 Telefone sem fios

Tem em casa um telefone sem fios? Sabia que só por o ter ligado está a gastar cerca de 3W por hora ? Mas precisa mesmo dele? Considere substitui-lo por um telefone com fio, ou mesmo deixar de o usar substituindo-o pelo telemóvel.

5 Consolas de jogos

Sim, as consolas com que joga com os seus filhos gastam muita energia. Quando estão a jogar consomem até 23W por hora, e desligados, mas ligados na tomada, consomem 1W por hora. Assim, não se esqueça: quando terminarem de jogar, desliguem.na da ficha.

6 Computador

Os computadores entraram nas nossas vida e com a pandemia e o teletrabalho o seu uso é quase de certeza diário.

Em uso o computador pode gastar até 80W por hora, e em repouso até 21W por hora. Mas se não pode evitar o seu consumo quando está a usá-lo pode evitar depois. Aqui a poupança assenta na sua utilização: reduza a luminosidade do ecrã quando está a trabalhar, depois desligue-o em vez de deixar em stand-by e desligue todos os periféricos.

7 Televisão

Desligar a televisão com o comando significa continuar ligada em stand-by e com isso continuar a gastar. Como poupar? Se não for possível desligar da ficha, use uma extensão com um botão on/off (onde pode também ligar a box) e desligar à noite e quando não estiver em casa.

Na altura de comprar um televisão nova tenha em conta que os televisores com tecnologia LED consomem menos 25% do que as LCD e até menos 40% do que as televisões plasma.

8 Box da TV

A box da TV, que dá acesso aos canais por cabo, só por estar ligado à tomada, mesmo sem estar em funcionamento, consome entre os 6,5W a 14W por hora. A solução? Desligue na tomada ou na extensão, como deve fazer com a televisão. Verá por si mesmo a redução no seu consumo mensal de eletricidade.

9 Frigorifico

É de longe um dos aparelhos que tem em casa que mais gastam eletricidade, sendo responsável por cerca de 20 a 30% da sua fatura. Mas este tem de estar sempre ligado. Então como reduzir o seu consumo?

Se está a pensar mudar de frigorifico tenha em atenção a sua classe energética. Uma classe mais alta, pode significar um gasto maior inicial, mas irá compensar ao longo do seu tempo de vida útil.

Depois, há que ter em atenção o local onde está instalado. Não o coloque junto do fogão, ou de uma janela por onde entra o sol. Estará perto de uma fonte de calor e terá de gastar mais energia para poder manter a sua temperatura adequada.

Tenha também atenção à sua utilização: não coloque alimentos quentes no seu interior, evite estar sempre a abrir a porta. Qualquer destes gestos leva a uma redução da temperatura no seu interior e claro a um gasto extra para repor a temperatura ideal. E claro mantenha-o limpo e com as borrachas de vedação em bom estado.

10 Máquinas de lavar roupa e loiça

São outros eletrodoméstico que nos são indispensáveis, mas que em um grande peso na sua fatura. O nosso conselho relativo à sua aquisição é o mesmo que demos para o frigorifico, tenha em atenção a classe energética.

Quanto à sua utilização, é só colocar em prática o que já sabe: se tem tarifa bi-horária ligue-as nas horas de vazio, ponha-as a funcionar só perto da sua capacidade máxima, use programas económicos e de baixa temperatura.

11 Forno elétrico

Usar o forno poupa-nos muito tempo na cozinha, mas também representa cerca de 8% do consumo total de uma casa quando usado regularmente.

Mais uma vez a poupança está na sua correta utilização: desligue o formo 10 minutos antes do fim confeção do prazo, evite abrir a porta do forno (irá reduzir a temperatura e consequentemente o aumento do seu consumo para repor a temperatura), e mantenha-o limpo e sem gordura.

12 Microondas

Quem não o usa no dia a dia? Se o pode desligar da ficha quando não está a funcionar faça-o. Mas se não pode a poupança tem de assentar na sua correta utilização: não deixe a porta aberta ou o timer ligado, mesmo sem uso irá ter um consumo de cerca de 3W por hora.

13 Ar condicionado

Um dos aparelhos que mais gastam eletricidade. Se o usar cerca de 8 horas por dia o seu consumo pode representa até 15% do valor da sua fatura.

Por isso tenha atenção na sua utilização. A temperatura de funcionamento deve estar regulada para 18ºC no Inverno e 25ºC no Verão. Mas note que a alteração de 1ºC na temperatura de funcionamento corresponde a uma poupança de 7% no consumo de energia deste equipamento. Para ajudar a poupar mantenha os seus filtros limpos e desligue-o sempre que se ausentar do espaço.

Com estas dicas o seu consumo irá baixar e com ele as suas despesas mensais. Talvez consiga reforçar a sua conta poupança. Esperamos ter ajudado no seu objetivo de aumentar a sua poupança este ano.

Bom ano de 2022