Skip to main content
pesquisar

Já publicamos diversos artigos sobre estratégias e dicas para empresas em matéria de crédito empresarial, no entanto, nunca aplicamos uma estratégia utilizada pelas famílias para diminuir o peso das suas responsabilidades de crédito, a consolidação de créditos.

Consolidar créditos tem inúmeras vantagens para as famílias e empresas e, no caso destas ultimas, as vantagens podem ser significativas e extremamente importantes, principalmente em momentos de escassa liquidez.

Problemas de Liquidez Trazem o Descontrolo Financeiro

Da experiência que possuo, inúmeros são os casos de empresas que iniciam seus processos de descontrolo financeiro pelo lado da liquidez. O excesso de créditos de curto prazo e a pressão destes últimos na tesouraria da empresa faz com que esta ultima veja as suas responsabilidades para com bancos e fornecedores comprometidas.

Este cenário dá inicio aos primeiros atrasos para com fornecedores, às constantes solicitações de adiamento de pagamentos e, nos extremos, ao incumprimentos perante os bancos e o Estado.

Tenha Atenção aos Sinais de Descontrolo Financeiro

Detectar este pequenos descontrolos financeiros é tarefa não só do gestor da empresa como também do gestor de empresas do seu banco.

Todavia, a grande maioria das vezes tal não acontece. O gestor do banco vê as necessidades de tesouraria da empresa como uma oportunidade de negócio, promovendo mais produtos de tesouraria, como por exemplo, créditos em conta corrente ou livranças.

Esta dura realidade leva a que as empresas aumentem significativamente suas responsabilidades de crédito asfixiando a liquidez das mesmas no médio prazo.

Você é o Gestor da Sua Empresa

Por muito que custe tal afirmação o gestor da sua empresa é você, o empresário. Por muito que acredite na sua empresa deve a encarar como um verdadeiro negócio, onde todos os elementos são negociados e a reputação da sua empresa junto de todos os parceiros depende da qualidade dos seus indicadores empresariais.

Acreditar que momentos de bonança irão chegar e que todo o trabalho e sacrifício que hoje faz pela sua empresa será recompensado no futuro é correcto, no entanto, permitir que hoje a sua empresa esteja a contratar responsabilidades excessivas para o futuro poderá absorver todo o seu esforço.

O seu gestor de conta o aconselhará sobre soluções para o seu negócio mas não irá gerir a sua empresa. Você deve avaliar cada solução, os prós e os contras e a sua capacidade de fazer face a tais soluções, principalmente se estas forem créditos a empresas.

Pode Poupar Muito Dinheiro a Consolidar Créditos

Uma solução de crédito muito utilizada pelas famílias, principalmente quando estas já se encontram em incumprimento perante os bancos.

O Crédito Consolidado está igualmente disponível para empresas, para que estas possam aliviar o peso dos encargos financeiros mensais nas suas tesourarias. Todavia, nem as empresas, nem as famílias, necessitam de aguardar pelo primeiro incumprimentos para acederem a esta solução de crédito. Correctamente o devem fazer sempre que detectam possibilidades de incumprimento futuro.

No caso das empresas esta ferramenta ganha mais destaque e importância quando a carteira de crédito destas ultimas é constituída por financiamentos de curto prazo, como por exemplo, créditos conta corrente que possuem taxas de juro na média de 6%, desconto de efeitos onde as taxas de juro rondam os 10%, facilidades de descoberto onde as taxas médias rondam os 16% ano, cartões de crédito com taxas superiores a 20% e créditos à actividade com taxas de juro na ordem dos 6%.

Consolidação de Créditos Para Salvar a Sua Empresa

A consolidação surge assim como uma ferramenta eficaz para renegociar créditos das empresas. Define-se pela possibilidade de ter uma única prestação de crédito, de valor inferior à soma das mensalidades dos vários empréstimos existentes, pelo pagamento de uma taxa de juro mais baixa e por um alargamento do prazo do financiamento.

A possibilidade de concentrar todas as suas responsabilidades numa única prestação permitirá que o peso financeiro da mesma na tesouraria das empresas diminua consideravelmente, principalmente se a consolidação for a médio e longo prazo e seja constituída na sua maior parte por créditos de curto prazo.

É Empresário em Nome Individual?

Se é empresário em nome individual, pode também olhar para a consolidação de créditos pessoais como uma forma adicional de conseguir poupar mais algum dinheiro. Por que não utilizar o simulador de crédito consolidado?