Skip to main content
pesquisar

Habitar em edifícios mais sustentáveis tem grandes vantagens. Para além de estar a ajudar o ambiente também ajuda o seu orçamento familiar, já que ao poupar energia, no final do mês a conta da eletricidade é seguramente menor.

Mas para tornar a sua casa mais sustentável, pode ter de gastar dinheiro, o que pode ser um problema para o seu orçamento familiar. A boa notícia é que a 16 de agosto abrem as candidaturas ao Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis do Fundo Ambiental, que o podem seguramente ajudar.

O que é o Programa de Apoio Edifícios Residenciais + Sustentáveis?

É um programa do Fundo Ambiental criado com o objetivo melhorar a eficiência energética das casas dos portugueses, disponibilizando um apoio monetário às famílias que a ele se candidatem.

Para este ano o programa tem disponível 100 milhões de euros, sendo que na fase que se inicia em agosto apenas são disponibilizados 30 milhões de euros.

Só abrange casas de habitação permanente

O programa só abrange imóveis que sejam de habitação própria ou permanente, ou seja que seja, a sua morada fiscal. Mas lembre-se que para se candidatar não pode ter dívidas ao fisco ou à segurança social.

A substituição de janelas é uma das melhorias abrangidas

As janelas com um bom nível de isolamento (ou seja, janelas eficientes) impedem que o calor ou o frio do exterior entrem na sua casa. E consequentemente gasta menos energia a manter a sua casa à temperatura ideal.

Por isso, a troca de janelas ineficientes por janelas eficientes (de classe energética “A+”) pode ser um dos seus objetivos, e este programa dá seguramente uma boa ajuda. Mas há mais. O programa abrange também:

  • aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes e chão;
  • instalação de aquecimento/arrefecimento do ambiente e de águas sanitárias;
  • instalação de sistemas fotovoltaicos;
  • intervenções que melhorem a eficiência hídrica

O apoio máximo é de 7.500 euros

A comparticipação máxima é de 7.500 euros por imóvel. Mas atenção que existem limites máximos para as despesas elegíveis para cada tipo de melhoria abrangida (classificadas por tipologia) que pode consultar na tabela que consta do aviso do Fundo Ambiental

A instalação tem de ser feita por técnicos ou empresas aprovadas pelo Fundo Ambiental

De facto, para se poder candidatar ao apoio monetário deste programa, as melhorias têm de ser realizadas por empresas ou técnicos com alvará e que estejam inscritos nas plataformas existentes para cada tipologia. Por isso para ter a certeza que a sua candidatura é elegível consulte a tabela que consta do aviso do Fundo Ambiental e veja se quem lhe vai fazer a instalação consta da mesma.

Como se candidatar

A candidatura é online no formulário disponível a partir de 16 de agosto no site do Fundo Ambiental e termina a 1 de outubro às 17:59h. Mas não se atrase, as candidaturas podem terminar antes, caso a doação de 30 milhões se esgote.

Ao candidatar-se tem de anexar a documentação do imóvel e outra informação que pode consultar no aviso do Fundo Ambiental

Lembre-se que ao candidatar-se está a melhorar a eficiência energética da sua casa e a reduzir a sua conta de energia. Por isso aproveite e ajude o ambiente, ao mesmo tempo que aumenta a sua poupança e otimiza o seu orçamento.

Crédito Pessoal

Qual o melhor Crédito Pessoal para si?

Diga-nos quanto precisa, nós tratamos do resto

Simule o seu Crédito Pessoal

sun-fog

LAZER

designtools

CONSTRUÇÃO

chart

OBRAS

add-square

OUTROS