Skip to main content
pesquisar

Não sou um expert em ações nem domino completamente os mercados para considerar em partilhar conselhos sobre investimentos neste tipo de ativos, contudo, também considero que não existem expert’s neste tipo de investimentos porque os mercados são de tal forma dinâmicos que qualquer previsão perde valor em poucos momentos.

Todavia, saber o que são ações e que tipo de ações existem atualmente permite enriquecer o conhecimento financeiro e é fundamental para entender os movimentos financeiros.

O que é uma Ação?

Basicamente uma empresa com o capital sob a forma de ações transmite o significado das ações, ou seja, ao comprar uma ação está a comprar parte do capital dessa empresa, tornando-se acionista da mesma. Assim sendo, uma ação é uma parte que representa o capital de uma empresa cotada em bolsa.

Quais os Tipos de Ações Existentes

Se focarmos a nossa atenção nas ações transaccionadas em bolsa então estamos a olhar para ações conhecidas como ordinárias.

  • Ações Ordinárias – conferem ao seu detentor o direito a um dividendo correspondente á sua participação nos lucros. Apesar de existir o direito a um dividendo não quer dizer que existam sempre dividendos em função dos lucros, pois, em Assembleia-Geral, pode ser tomada a decisão de incorporar a totalidade dos lucros na atividade da empresa, ou incorporar parte dos lucros e distribuir a outra sob a forma de dividendos.

No entanto, existem outros tipos de ações, nomeadamente, ações próprias, ações convertíveis, ações preferenciais, ações com e sem direito de voto, golden shares e ações cotadas.

  • Próprias – são ações ordinárias da própria empresa que são detidas pela própria empresa e fazem parte da carteira de investimento da empresa.
  • Convertíveis – Possuem uma data pré-estabelecida para conversão automática em ações ordinárias;
  • Preferenciais – Este tipo de ações possui prioridade perante as ações convertíveis no que toca à distribuição de dividendos. Primeiro são pagos os dividendos a detentores de ações preferenciais e só depois aos detentores de ações ordinárias.
  • Com e sem direito de voto – este tipo de ações permitem ao detentor fazer parte ou não na Assembleia-Geral;
  • Golden Shares – Recentemente tivemos uma experiencia destas no caso PT e Telefónica. Este tipo de ações atribuem privilégios especiais que estão previstos nos estatutos.
  • Cotadas – são ações que foram objecto de uma OPV (Oferta Pública de Venda).

Muitas pessoas não gostam de risco mas esquecem-se que é impossível ter retornos interessantes sem correr riscos. Assim, com alguma probabilidade a sua carteira de investimento tem de incluir ações (seja pelo investimento direto ou por recurso a Fundos de Investimento) para que consiga ganhar dinheiro. Aconselhamos também a leitura do artigo “Opinião contrária“.