Skip to main content
pesquisar

Há momentos na vida em que pode precisar de um dinheiro extra. O que fazer nestas situações? Dependendo da sua necessidade, existem várias soluções pelas quais pode optar, sendo uma delas recorrer a linhas de crédito.

Estas são um produto flexível e rápido que permite a particulares e empresas pedir um crédito de forma imediata e direta.

Em seguida explicamos-lhe detalhadamente esta solução prática de forma a resolver pontualmente situações de aperto financeiro.

Como funcionam as linhas de crédito?

As linhas de crédito, vulgarmente chamadas de créditos em linha ou empréstimos rotativos, funcionam de forma semelhante a um cartão de crédito, atuando como um extra ao plafond mensal do cartão de crédito.

O que distingue então estes dois produtos financeiros?

  • a duração do contrato que, no caso da linha de crédito é indeterminada;
  • e o modo de disponibilização do montante contratado (creditado diretamente na conta do cliente), podendo-lhe dar o uso que bem entender.

Na prática, as linhas de crédito são um meio de financiamento e, como tal, têm uma taxa de juro associada (pode ser igual ou não à taxa de juro do cartão de crédito). Note que: quanto maior a taxa de juro, maior o valor a pagar pelo crédito. Além disso, apenas paga pelo montante utilizado.

Em suma, trata-se de uma boa opção para quem pretende um financiamento de baixo valor que seja:

  • imediato;
  • e flexível no pagamento e no respetivo prazo.

Para uma mais fácil compreensão, atente no seguinte caso prático.

Exemplo prático

O Rui pretende pedir um crédito ao consumo de 2.000€, mas está indeciso quanto à melhor solução de crédito ao consumo que deve escolher. Suponhamos a seguinte situação:

Se pedir um empréstimo pessoal no valor de 2.000 euros (pago em prestações de 200 euros), o Rui recebe todo o dinheiro na sua conta e tem 10 prestações para devolver o montante. Quando acabar de pagar as prestações, o crédito termina.

Mas se o Rui optar por pedir uma linha de crédito com os mesmos 2.000 euros, temos os seguintes cenários:

  • se acabar por não a usar, não tem de pagar prestações;
  • se decidir usar apenas 1000 euros desse valor, tem ainda disponível um empréstimo de 1000 euros para quando precisar;
  • se depois de utilizar esse montante pagar 5 prestações de 200 euros, volta a ter novamente 2.000 euros para utilizar.

Feitas as contas, a escolha do Rui deve ser a que melhor serve as suas necessidades. Ou seja:

  • Se precisa dos 1.000 euros para um único fim (por exemplo, um carro), é melhor optar pelo empréstimo pessoal;
  • Se apenas pretende ter um montante extra para complementar o seu rendimento habitual, a melhor solução passa por escolher uma linha de crédito.

De qualquer das formas, a decisão final é sempre sua! Avalie e veja o que lhe compensa. Se tiver dúvidas fale connosco!

Quais as vantagens de uma linha de crédito?

Na prática, já referimos as vantagens destes empréstimos rotativos e que são distintas de outros produtos de crédito. Ainda assim, importa explicar mais detalhadamente cada uma delas para que possa entender melhor este produto financeiro antes de recorrer ao mesmo. São elas:

Montante disponível no imediato

Por vezes uma das maiores “dores de cabeça” associadas a um pedido de crédito é precisamente o tempo que o mesmo leva a ser aprovado. No caso das linhas de crédito, o montante solicitado fica imediatamente disponível na sua conta e pronto a utilizar. Ou seja: simples, rápido e eficaz.

Duração indeterminada

Regra geral, uma linha de crédito funciona como um contrato de duração indeterminada, onde o cliente tem a possibilidade de usar o montante contratado à medida das suas necessidades. Neste caso, pode utilizar o montante em várias compras faseadas ou de uma vez só. Mas há um senão: poderá existir um prazo máximo de financiamento, dependendo da instituição financeira com a qual celebrou este contrato.

Limite de crédito flexível

Outra vantagem das linhas de crédito é a sua flexibilidade. Isto porque, tem a possibilidade de:

  • poder voltar a utilizar o valor total do crédito em qualquer momento do contrato após o início da amortização;
  • e se assim entender, pode ainda solicitar a subida do valor limite do crédito sem necessidade de um novo contrato.

Em outras palavras, e à semelhança do que acontece com outros créditos ao consumo, as linhas têm um limite máximo de crédito, estabelecido com base no histórico e na capacidade financeira do cliente que o solicitou. Acontece que, quando o cliente paga a totalidade ou parte do saldo utilizado, o valor volta ao seu limite máximo, e fica à disposição para ser utilizado novamente.

Liberdade na utilização

Por fim, as linhas de crédito apresentam uma grande versatilidade dado que o montante disponibilizado pode ser usado para diferentes fins de acordo com as suas necessidades. Tudo depende de si! Pode optar por fazer uma viagem, comprar um carro, um computador, ou até fazer face a alguma emergência. O dinheiro é seu e faz o que bem entender (desde que pague o que está contratualizado claro!).

Quais os cuidados a ter se contratar uma linha de crédito?

A primeira coisa que deve fazer antes de recorrer a qualquer tipo de crédito é analisar a sua situação financeira e planear a forma como o vai pagar. Se seguir este “mandamento”, evitará certamente:

  • penalizações;
  • ou eventuais problemas financeiros.

Em outras palavras, qualquer crédito é útil se o souber utilizar. Se perder o controlo sobre o mesmo, pode cair em situações de dívidas e prejuízos financeiros difíceis de recuperar. Assim, informe-se sobre o crédito que pretende contratar e analise se tem uma estrutura financeira capaz de o suportar.

Este raciocínio aplica-se tanto num crédito a particulares como para uma empresa, pois ambos podem viver um período de maior necessidade ou dificuldades financeiras. Várias entidades bancárias e financeiras disponibilizam linhas de crédito. Faça uma pesquisa, compare os custos associados e verifique qual a que melhor se adapta a si.

Se ainda se sente inseguro e o artigo não é suficientemente esclarecedor para si, um consultor da Reorganiza pode aconselhá-lo para que possa tomar a melhor decisão. Na área do crédito, temos diversos profissionais com uma larga experiência em negociar e encontrar a melhor solução de crédito que se a adequa às suas necessidades em cada momento da sua vida. Pode poupar uns bons euros, pense nisso!