Skip to main content
pesquisar

O mel, contrariamente ao ditado popular, não é uma fonte de açúcar refinado que todos devemos evitar. Antes pelo contrário, o mel, possui inúmeros benefícios para a saúde, na verdade é um alimento realmente incrível.

Os benefícios do mel na alimentação já vem de tempos muito remotos. Os primeiros escritos sobre os benefícios do mel são 384 a.c. por Aristóteles e existem ainda registos de 60 anos antes em 320 a.c. por Aristoxenus.

Ao longo dos tempos as propriedades curativas e benéficas para a saúde do mel têm vindo a ser estudadas e aplicadas por diversas civilizações até aos tempos modernos onde já existem evidências cientificas que o mel pode ter mesmo propriedades extremamente benéficas para a saúde atestando a veracidade de muitos os escritos antigos.

Assim sendo, os benefícios do mel são diversos e muitos deles completamente essenciais a uma saúde forte, saudável e irradiante. A destacar de entre os benefícios temos o fortalecimento do sistema imunitário, auxiliar da digestão e funcionamento do intestino.

O mel é assim o único alimento doce que contem proteínas e sais minerais, como por exemplo, o potássio e magnésio, que possuem uma importância incomparável para a saúde. É ainda um considera um alimento antioxidante, diurético, expectorante, entre outros.

Não querendo alongar muito na descrição dos benefícios do mel, vamos identificar sete dos benefícios mais conhecidos que podem ser obtidos com o simples consumo do mel.

beneficios do mel

Reduz a Tosse e Irritação da Garganta

A utilização do mel para a tosse é algo bastante utilizado em todo o mundo. Muitos o fazem por assim aprenderam com seus pais ou avós, mas a verdade é que o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação.

Ajuda a Curar Feridas e Queimaduras

A aplicação do mel em feridas e queimaduras tem-se demonstrado tão eficaz quanto a maioria dos tratamentos para estes fins. Na verdade os antigos gregos já o usavam com o mesmo fim. As propriedades antibacterianas do mel e a capacidade de curar as feridas através dos efeitos anti-inflamatórios explicam o sucesso da utilização do mel para esses fins.

Um exemplo das propriedades curativas do mel em feridas e queimaduras está presente no Medihoney, um dos primeiros tipos de mel certificados e licenciados como produto médico.

Reduz as Alergias ou Impacto das Mesmas

Apesar de ainda não existir muita informação e estudos científicos sobre as propriedades do mel em relação à redução das alergias ou impacto das mesmas, acredita-se e pode com alguma segurança afirmar que o mel possui propriedades capazes controlar diversas alergias.

Aumenta o Desempenho Atlético

Segundo dados históricos o mel era utilizado por atletas olímpicos com o objectivo de melhor a performance no desporto. Estes dados históricos já foram nos tempos modernos comprovados por diversos estudos científicos.

Reduz Doenças de Coração

Pesquisas demonstram que o mel misturado com canela pode revitalizar as artérias e veias do coração permitindo um redução significativa do colesterol.

Demonstram ainda que o consumo regular reduz ainda os riscos de ataques de coração e em muitos casos evita novos ataques e pessoas que já os sofreram.

Ajuda a Controlar o Açúcar no Sangue

A mel é rico em açúcar mas não se trata do açúcar commumente utilizado, nomeadamente o açúcar branco. O açúcar do mel tem uma combinação de glicose e frutose cuja a finalidade é trabalhar para regularizar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Ajuda a Perder Peso

O mel com as suas propriedades conjuntamente com água morna e limão bebido em jejum é utilizado em muitos programas de redução de peso. Considera-se que é uma das melhores maneiras de limpar o fígado, eliminar toxinas e reduzir a gordura corporal.

Seja Maior,