Skip to main content
pesquisar

Quem esteve habituado a aplicar as suas poupanças em depósitos a prazo e em certificados de aforro está hoje em dia a ser forçado a encontrar alternativas para ganhar dinheiro. Infelizmente, todas as alternativas para ganhar dinheiro implicam risco pelo que tem de ter em consideração uma série de fatores. Hoje apresentamos-lhe 3 dicas fundamentais para investir.

Conheça os Produtos Antes de Investir

Quando somos confrontados com rentabilidades elevadas, facilmente nos deixamos levar na conversa. Tudo bem, é um fundo de investimento, mas você sabe que tipo de fundo de investimento é? Tudo bem é um depósito, mas tem a certeza que é um depósito a prazo?

Apesar de nos diversos documentos de suporte dos produtos financeiros surgirem as advertências e as regras do jogo, poucos são os clientes que reservam 10 minutos para os consultar.

Poucos são os clientes que sabem que têm o direito de receber, por exemplo, uma ficha de informação normalizada sempre que um depósito a prazo lhes é proposto, ou a ficha técnica do fundo de investimento sempre que o seu gestor de conta lhe propõe a subscrição.

Sabe o que é o Conceito de Risco no Investimento?

Já por aqui esclarecemos o conceito de risco, mas sabe realmente o que é o risco e porquê que ele existe. Sabe porque um fundo de investimento que tem um risco de 1 é menos arriscado que um fundo de investimento com risco de 3? Será pela composição da carteira? Sabe quais os riscos de investir em acções, obrigações, câmbios, entre outros?

Arrisco-me a dizer que não existe nada seguro no mundo financeiro. Tudo é risco e que apesar de ser muito comummente anunciada a citação rendimento garantido, deixa-me sempre com dúvidas de até quando é garantido.

Tenha em Atenção a Liquidez dos seus Investimentos

Quando falamos em liquidez falamos na rapidez com que consegue converter o seu investimento em dinheiro efectivo na sua mão, ou seja, em cash. Sabemos que a grande maioria dos depósitos a prazo são de liquidez imediata, com ou sem penalizações, no entanto, muitos são não mobilizáveis e regra geral estes últimos são os que apresentam melhores taxas de juro.

Já os fundos de investimento podem possuir condições de resgate, com prazo mínimos, penalizações ou, podem simplesmente ser não resgatáveis. E a liquidez das obrigações, será que é mais fácil transaccionar uma obrigação do que liquidar um fundo de investimento? Possuir consciência do grau de liquidez do investimento que vai concretizar permite-lhe decidir sobre o investimento.

Quer saber como investir?

Por que não descarregar gratuitamente o nosso guia dos investimentos? Deixe o seu email ou peça-nos o nosso Guia que vai ajudá-lo a dominar todos os temas associados aos seus investimentos. Tem dúvidas? Deixe os seus comentários que entraremos em contacto em breve.