Skip to main content
pesquisar

A inteligência é um assunto que intriga bastante o Ser humano. Desde que o homem desenvolveu o conhecimento, a busca para entender os princípios que levam algumas pessoas a terem uma elevada capacidade de aprendizagem, despoletou.

A genética é um dos factores mais falados. Acredita-se que algumas pessoas já nasceram com um potencial acima da média e com os estímulos externos, desenvolvem uma mente brilhante.

Mas podemos questinar-mo-nos “Até que ponto a biologia faz a sua parte nesse sentido?

Segundo a neuropsicóloga Camila Prade, do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, a capacidade de aprendizagem, o raciocínio, a memória, entre outros elementos que fazem parte da máquina cerebral, convivem juntos com a saúde. Ou seja, de nada adianta ser um génio por natureza, se o cérebro não for estimulado e cuidado regularmente.

“Somos aquilo que fazemos repetidas vezes. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.” – Aristóteles

Investir em hábitos saudáveis é o melhor meio de desenvolver a capacidade de aprendizagem. Conheça 3 hábitos fundamentais.

TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação saudável ajuda a preservar a saúde do cérebro.

É fundamental evitar gorduras saturadas provenientes de origem animal, pois, entre os vários males que causa ao organismo, elas podem prejudicar o sistema vascular cerebral.

É fundamental consumir frutas são ricas em antioxidantes e actuam contra os radicais livres, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento das células.

É fundamental consumir alimentos ricos em omega 3, tais como, atum, salmão, linhaça, etc, assim como, a colina (presente na gema do ovo). Estes alimentos são importantes para as membranas celulares e para o funcionamento das células como um todo.

O cérebro precisa de nutrientes para se manter afinado e saudável, isso reflectir-se-á na capacidade de aprendizagem.

PRATIQUE EXECÍCIO FÍSICO

A actividade física é uma óptima maneira de proteger a massa encefálica contra a diminuição do volume cerebral, que tende a ocorrer com o envelhecimento, e que pode resultar na diminuição de nosso desempenho mental. A redução da massa encefálica, aos poucos atrapalha o raciocínio e, consequentemente, a capacidade de aprendizagem.

Segundo uma investigação, publicada no jornal Neurology, onde um grupo de adultos foram monitorizados durante nove anos, concluiu que aqueles que faziam caminhadas de cerca de 3 km por semana desenvolveram uma proteção contra o encurtamento do cérebro.

TENHA UM SONO DE QUALIDADE

A qualidade do sono é um factor muito importante porque, é durante o sono que renovamos a actividade cerebral, equilibramos os neurotransmissores necessários para a concentração e para o equilíbrio do estado emocional.

A privação do descanso provoca alterações na memória e causa irritabilidade.

Um estudo publicado na revista New Scientist, testou a memória de alguns estudantes. O execício proposto foi o de decorar algumas palavras e ficou provado que, aqueles alunos que tiveram uma maior qualidade de sono, foram os que conseguiram decorar mais palavras.

Lembre-se que, por mais generosa que a genética possa ser, a sua saúde influenciará directamente na sua capacidade de aprendizagem, portanto começe hoje a criar bons hábitos.

Cuidar da saúde é uma idéia inteligente para, desenvolver o nosso potencial e melhorar a nossa qualidade de vida.

Para o seu sucesso!