Skip to main content
pesquisar

Os saldos são uma tentação. Mas sabia que é sempre possível poupar nos saldos? A ideia de gastar menos para comprar o que gostaríamos de ter é sempre algo que nos agrada. Por isso, muitas vezes aguardamos ansiosamente pela época dos saldos para comprar aquele vestido ou aquela mala que combina tão bem com o vestido.

Mas quantas vezes, quando chega a casa e faz contas não se depara com o facto de que gastou demais? Que comprou três camisolas quando apenas precisava de uma camisola básica para fazer conjunto com as calças e a saia que lhe deram no Natal? Que viu umas calças tão baratas que valia a pena comprar, mas que na realidade não precisava. E por isso, o seu orçamento para o mês de janeiro ficou mais apertado, e vai ter de o esticar até ao final do mês?

Os saldos podem dar falsa sensação de vitória

Identifica-se com o que acabou de ler? Certamente, como todos a maioria. A realidade é que fazer compras nos saldos pode dar uma falsa sensação de poupança. Mas pode ser de facto uma poupança se na sua ida aos saldos não se deixar levar por impulsos.

Para aproveitar a época de saldos sem pôr em risco as suas finanças pessoais, tenha em mente que as três regas básica para ir aos saldo são: Planear, Comparar e Comprar. Por isso, siga as nossas dicas e poupe nas suas compras.

Planeie o que quer comprar

Faça uma lista daquilo que quer comprar. Ou seja, do que precisa mesmo de comprar. Uns dias antes de ir aos saldos, dê uma volta no seu roupeiro. Veja os artigos que tem (vai ver que até descobre alguns dos quais não se lembra) e anote o que lhe faz falta, ou que vai ter de substituir.

Defina prioridades

Ordene a lista por ordem de prioridades. Há de certeza algumas coisas que lhe fazem mesmo falta e outras que são apenas desejos de ter. A ordenação é importante se tiver um orçamento reduzido para gastar, mas também para evitar gastar demasiado, mesmo que tenha o dinheiro disponível para tal.

Defina o que tem para gastar

O passo a seguir é definir o montante máximo que tem para gastar. Definir o orçamento para gastar é fundamental para não comprometer as suas finanças pessoais. Tem um teto máximo e assegure-se que não o irá ultrapassar.

Veja o preço online

Tendo a lista de compras e o orçamento definido, o passo seguinte será colocar à frente de cada produto da lista o preço da mesma, já em saldos. Ficará a saber quanto irá gastar e se se ajusta ao seu orçamento.

Compare os preços

Ao ver os preços não veja só na loja onde está a pensar ir fisicamente. Compare o preço do mesmo produto em várias lojas e veja se optar por comprar online não será mais barato. E veja como se enquadra no seu orçamento.

Levante o dinheiro numa Caixa Multibanco

Este parece um tema de menos importância, mas de facto não o é. Quando fazemos compras em dinheiro temos a verdadeira noção do que estamos a gastar. Se usarmos o cartão multibanco facilmente perdemos a noção do valor que estamos a gastar e ultrapassamos o orçamento que definimos. Lembre-se esta é de facto uma regra de ouro.

Se optar por fazer parte das compras online retire o valor do orçamento e levante só o que tenciona gastar nas lojas físicas. Comprar em dinheiro transmite-lhe rapidamente a dor do pagamento, o que é uma importante forma de autocontrolo.

Compre de manhã

Porquê de manhã? Porque de manhã na abertura da loja, esta está arrumada e irá conseguir ver melhor as peças.

Claro que isto não se aplica no dia em que começam os saldos, mas nos dias seguintes, principalmente nos dias de semana. Claro que se estiver a trabalhar tal não é possível, nesse caso o nosso conselho é ir às horas em que acha que vai haver menos afluência.

Vá sem pressa

Esta é outra das regras. Se for com pressa não irá ver com calma o que vai comprar e por isso a probabilidade de não fazer uma boa compra é maior.

Evite as compras por impulso

Ao entrar numa loja em saldos é fácil ceder à tentação. Mas a menos que tenha deixado um valor para estas compras, resista. Se não está na lista é porque na realidade não precisa. Não compre! Lembre-se que ao comprar apenas pela promoção não está a poupar, está a gastar o valor do produto.

Se puder aguarde pelas últimas reduções

Muitas vezes os saldos começam com uma redução de 20% e no final da época de saldos a redução pode ir até aos 50%. Se existe a forte probabilidade de que o quer comprar ainda tenha uma redução maior do que a que está agora anunciada, aguarde. Sempre irá poupar mais dinheiro.

Mas se achar que se esgota, o produto estiver na sua lista e com o preço que esperava comprar, então compre. Em suma, ir aos saldos resume-se a três palavras: Planear, Comparar e Comprar.